Formas de Ingresso

UFMG abre em março inscrições para o Vestibular de Habilidades

São 331 vagas distribuídas em seis cursos do campo das artes

vbsf
Candidata em prova prática de instrumento musical em edição anterior do VestibularMarina Gontijo | UFMG

De 1º a 17 de março (até às 17h), estarão abertas as inscrições para o Vestibular UFMG 2021 – Habilidades, requisito para ingresso nos cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (licenciatura), Design de Moda, Música (bacharelado e licenciatura) e Teatro. As inscrições serão feitas exclusivamente na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). O valor da taxa é de R$ 205.

De acordo com o edital do vestibular, estão aptos a concorrer candidatos que concluíram o ensino médio (ou equivalente) e aqueles regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio. Eles devem ter participado, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020.

O concurso será realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, é composta das provas objetivas do Enem, e a segunda, classificatória e eliminatória, pelas provas específicas e pela redação do Enem.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 8 de abril. As provas práticas (envio de vídeos) ocorrerão de 9 a 13 de abril, e as presenciais estão agendadas para 21 de abril. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 de abril, e o resultado final, em 7 de maio.

Vagas
As vagas são distribuídas da seguinte forma: Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura (80 / diurno); Cinema de Animação e Artes Digitais – Bacharelado (40 / noturno); Dança – Licenciatura (20 / noturno); Design de Moda – Bacharelado (45 / noturno); Música – Bacharelado (76 / diurno e noturno); Música – Licenciatura (30 / noturno) e Teatro – Bacharelado e Licenciatura (40 / diurno). Há reserva de vagas para autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência.

As vagas do curso de Música – Bacharelado serão distribuídas por habilitação e turno. Para Canto, Composição, Instrumentos de Sopro, Corda e Percussão e Regência, o total é de 46 vagas (diurno); para Música Popular, são 15 vagas (noturno, com atividades no período diurno), e para Musicoterapia são disponibilizadas 15 vagas (diurno e noturno).