Serviço de certificação digital inclui toda a comunidade da UFMG

Servidores e estudantes poderão assinar documentos da Universidade a distância

Tela inicial para emissão do certificado digital individual
Tela inicial para emissão do certificado digital individual Reprodução

Todos os membros da comunidade universitária passam a ter acesso à assinatura digital de documentos, por meio do serviço de certificação ICPEdu (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa), fornecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A certificação individual pode ser solicitada por todos os usuários do ambiente minhaUFMG.

A certificação ICPEdu é válida para a assinatura de documentos digitais internos à UFMG, incluindo arquivos em formato PDF, e é reconhecida pelas demais instituições participantes da comunidade CAFe. Os processos administrativos internos poderão ser revistos para que se autorize a utilização da assinatura digital.

A validade do certificado para a assinatura de documentos fora do escopo da UFMG e da comunidade CAFe dependerá da aceitação da instituição ou instância com a qual se faz a tratativa.

A vice-diretora do Centro de Computação (Cecom), Karina Flaviana Ribeiro, explica que, até agora, apenas alguns servidores podiam assinar digitalmente, por meio de certificado baseado em token. “A novidade é que a certificação passa a ser acessível a todos os docentes, técnicos e estudantes, sem custo. Isso é ainda mais vantajoso nesses tempos de isolamento social e trabalho feito de casa”, ela diz.

De acordo com Karina, o serviço garante segurança, integridade e confiabilidade aos procedimentos. “O certificado é muito simples de ser baixado. Muitos processos administrativos que hoje utilizam o papel poderão tornar-se digitais a partir de agora”, ressalta a vice-diretora.

Manual com instruções para solicitação e utilização, os termos de uso e as outras informações necessárias estão disponíveis no Catálogo de Serviços da DTI. O cadastramento e a emissão de certificado podem ser feitos no acesso à página da RNP

Dúvidas podem ser enviadas para suporte@dti.ufmg.br.