UFMG divulga programação da escola de verão sobre Direitos Humanos

Curso será realizado de 13 a 17 fevereiro, no campus Pampulha

Aula da primeira edição do curso, em fevereiro de 2020
Aula da primeira edição do curso, em fevereiro de 2020 Foto: Proex UFMG

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou a programação da edição de 2023 da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos da UFMG, que neste ano será realizada presencialmente, de 13 a 17 de fevereiro, no campus Pampulha.

O curso é aberto a todos os interessados, em especial estudantes de graduação e pós-graduação, professores, servidores técnico-administrativos de universidades, gestores de políticas públicas e participantes de movimentos sociais e associações da sociedade civil.

As aulas serão ministradas por docentes de universidades públicas vinculadas à Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). As atividades serão realizadas no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2).

As aulas (em português e espanhol) da Escola de Verão tratarão de democracia, igualdade de gênero, políticas públicas, pessoas com deficiência e segurança pública, entre outros temas.

As inscrições – que são gratuitas – podem ser feitas até dia 6 de fevereiro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, disponível em português e espanhol. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no site da Proex

Veja a programação:

Segunda-feira, 13/2
9h às 12h - Aula de Abertura: Direitos Humanos para quem?
Teresa dos Santos (militante antiprisional)

14h às 17h - Educação para os direitos humanos e fortalecimento democrático
Renato Duro Dias (FURG)

Terça-feira, 14/2
9h às 17h - Educação para a igualdade de gênero e raça
Paula Gonzaga e Lisandra Moreira (UFMG)

Quarta-feira, 15/2
9h às 12h - Direitos humanos e pessoas com deficiência (em espanhol)
Maria Laura Tejon e Julieta Villa (Universidad de Mar del Plata)

14h às 17h - Educação em DH – Desafios da formação das forças de segurança
Ricardo Barbosa (UFG)

Quinta-feira, 16/2
9h às 12h - A experiência estética a serviço dos Direitos Humanos (em espanhol)
Isabel Molinas (Universidad Nacional del Litoral)

14h às 17h - Direitos Humanos e políticas públicas
Maria Fernanda Repolês (UFMG)

Sexta-feira, 17/2
9h às 12h - Comunicação para os direitos humanos
Juarez Guimarães (UFMG)

14h às 17h - Exposição Mundos Indígenas
Local: Espaço do Conhecimento UFMG

Enfoque multidimensional
Em sua terceira edição, a Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos visa promover uma formação com enfoque multidimensional, contemplando aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.

A intenção é construir um espaço de reflexão e de análise dos princípios, valores e direitos que caracterizam a dignidade humana, a democracia e uma sociedade livre, justa e solidária, de modo a estimular práticas sociais, educacionais e profissionais em Direitos Humanos.

O curso é organizado pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que atualmente é coordenada pela UFMG, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), com o objetivo de fortalecer a pauta dos Direitos Humanos no continente sul-americano e a integração e cooperação entre os países da região.

A primeira edição da Escola de Verão da UFMG foi realizada em fevereiro de 2020, no campus Pampulha, presencialmente. A segunda, de maio a junho de 2021, ocorreu remotamente, em virtude da pandemia de covid-19.

Ewerton Martins Ribeiro | Com Assessoria de Comunicação da Proex