Internacional

‘UFMG é modelo de ensino de italiano no Brasil’, diz embaixador Alessandro Cortese

Diplomata visitou a UFMG nesta quarta-feira, dia 23

Reitora Sandra Goulart, o embaixador Alessandro Cortese (à esquerda dela) e representantes da UFMG e da embaixada italiana que participaram da visita
Reitora Sandra Goulart, o embaixador Alessandro Cortese (à esquerda dela) e representantes da UFMG e da embaixada italiana que participaram da reuniãoFoto: Jebs Lima | UFMG

O  ensino da língua e a disseminação da cultura italiana no Brasil estão entre as prioridades da representação diplomática no país, afirmou o embaixador Alessandro Cortese em visita à UFMG na manhã desta quarta-feira, dia 23. O chefe da representação diplomática da Itália em Brasília foi recebido pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pela diretora adjunta de Relações Internacionais, Bárbara Orfanò, e pela diretora da Faculdade de Letras, Sueli Maria Coelho.

Em sua passagem por Minas Gerais, Cortese encontrou-se com algumas das principais autoridades políticas do estado e com parte expressiva da comunidade italiana. “Mas não poderia deixar de visitar a UFMG, um centro que é modelo no ensino de italiano no Brasil”, pontuou o embaixador. “São quatro cursos oferecidos pela UFMG frequentados por cerca de 300 alunos. É um número muito expressivo”, avaliou. Na Fale, onde as formações são ofertadas, atua uma leitora, professora bancada pelo governo da Itália. Além de ministrar aulas do idioma, ela promove eventos e ajuda a divulgar a cultura do país.

Na visão do embaixador, a UFMG tem papel fundamental na formação de falantes e de professores de italiano, o que repercute na valorização da própria cultura italiana no estado, onde, segundo ele, moram cerca de 2 milhões de descendentes. “Isso ganha uma importância muito grande no atual contexto em que nos preparamos para comemorar os 150 anos da grande migração para o Brasil”, informou Cortese, que veio à UFMG acompanhado da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, e de integrantes da embaixada em Brasília e do consulado na capital mineira.

A reitora Sandra Goulart Almeida afirmou que a visita de um embaixador de um país como a Itália mostra a relevância da UFMG no cenário internacional. “Nosso interesse é estreitar ainda mais os laços com as instituições italianas. Queremos ampliar os acordos de intercâmbio e aproveitar melhor as oportunidades que a própria tradição italiana em Belo Horizonte nos oferece”, disse Sandra Goulart.

Laços
As relações da UFMG com o universo acadêmico da Itália já são bem sólidas. De acordo com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), 57 estudantes da UFMG participaram de programas de intercâmbio na Itália nos últimos cinco anos (2019 a 2023); já a Universidade recebeu 22 intercambistas italianos no mesmo período. O intercâmbio docente viabilizado pelo programa Capes PrInt mobilizou 45 professores, sendo 26 em atividades na Itália e 19 na UFMG.

UFMG e universidades italianas mantêm 32 instrumentos de cooperação, entre acordos, convênios de intercâmbio, convênio de cotutela e carta de intenções. Entre as parceiras italianas da UFMG estão as universidades de Bologna, Trento e Torino.