Pesquisa e Inovação

UFMG integra projeto que desenvolve triciclo adaptável para reabilitação muscular

Equipamento auxilia voluntários com limitações parciais ou totais de movimentos

Iniciado em 2018, o projeto Power Trike está construindo um triciclo adaptável com o objetivo de auxiliar na reabilitação muscular de pessoas com lesão medular, utilizando a técnica de eletroestimulação funcional, que ativa eletricamente os músculos responsáveis pela pedalada. A iniciativa reúne pesquisadores do Laboratório de Engenharia Biomédica da Escola de Engenharia da UFMG, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Montpellier (França).

Os benefícios são perceptíveis: ganho de massa muscular, melhora da circulação sanguínea e aumento da autoestima e da qualidade de vida. O professor do Departamento de Engenharia Elétrica Henrique Martins, que integra o Laboratório de Engenharia Biomédica da UFMG, comentou a possibilidade de expandir o número de protótipos: “Queremos que mais voluntários usufruam desses benefícios".

Henrique Martins informa que o grupo deseja que o equipamento seja produzido em larga escala e comercializado. “Esse projeto foi pensado segundo as necessidades reais do mercado. Assim, esperamos desenvolver o produto a um custo muito menor do que se fôssemos importar essa tecnologia e até exportá-lo a um preço mais acessível, com outras funcionalidades”, projeta o professor.

Equipe: Daniel Mendes (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)