Institucional

UFMG Jovem recebe trabalhos até domingo

Professores de escolas da educação infantil podem se inscrever pela primeira vez; evento comemora 20 anos

Última edição teve 67 trabalhos desenvolvidos em 62 escolas de 28 cidades do estado
Última edição reuniu 67 trabalhos desenvolvidos em 62 escolas de 28 cidades de Minas GeraisJúlia Duarte / UFMG

A UFMG Jovem, feira de ciências da educação básica de Minas Gerais, recebe, até domingo, 7 de julho, trabalhos de professores de escolas públicas e privadas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (incluídas as modalidades da educação profissional e de jovens e adultos). Os estudantes escolhem os temas, com base em observações prévias, e propõem soluções para resolver problemas em suas comunidades ou escolas.

Biodiversidade, tecnologia e arte é o tema da edição que comemora os 20 anos do evento. A temática está associada às discussões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades ocorrerão nos dias 19 e 20 de setembro, no hall do CAD 1 do campus Pampulha. Pessoas que participaram de eventos anteriores, em especial da primeira edição, em 1999, falarão de suas experiências e aprendizados. Um vídeo com imagens históricas da UFMG Jovem também será exibido.

Cada professor poderá concorrer com até dois projetos nas modalidades turma ou grupo. Trabalhos investigativos e inventivos que deem continuidade a projetos apresentados em edições anteriores também podem ser inscritos, desde que revelem novos resultados. Para a apresentação, a equipe poderá utilizar maquetes, cartazes, pôsteres, protótipos, dentre outros.

Os cadastros do professor e do trabalho devem ser feitos separadamente. O resultado da seleção será enviado para o e-mail dos docentes responsáveis até 9 de agosto e publicado na página do Facebook da UFMG Jovem e no site da Proex/UFMG.

Experiências cotidianas
Pela primeira vez, a feira de ciências abrigará projetos da educação infantil. “Na sua experiência cotidiana, a criança também é afetada pelo diferente, pelo imprevisível, pelo estranhamento e procura explicações. Assim também é o cientista, que busca, antes de tudo, ser curioso, inventivo e criativo, qualidades que sobram nas crianças e devem ser preservadas e cultivadas”, justifica a professora Débora d'Ávila Reis, coordenadora do evento.

“É um orgulho fazer parte desta instituição, que, por meio de diversas atividades, procura estar sempre próxima da educação básica, contribuindo, escutando, dialogando e propondo reflexões sobre a ciência e a educação em nosso país”, afirma Débora. Segundo ela, o evento proporciona maior interação de professores e estudantes em decorrência do encontro de escolas de todo o estado, com apresentação de projetos que estimulam o pensamento crítico e a criatividade. “A expectativa é ver coisas novas surgindo de diferentes regiões de Minas”, reitera a coordenadora.

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex). Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4427 e 3409-4428.