UFMG Jovem vai expor 208 trabalhos em plataformas digitais

Programação nesta quinta e sexta inclui lives, palestras, atividades culturais e premiações

Estudante da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva apresenta proposta de kit sustentável para reutilização e tratamento de água
Estudante da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, de Santo Antônio do Amparo, apresenta proposta de kit sustentável para reutilização e tratamento de água Reprodução

Começa nesta quinta-feira, dia 10, a tradicional feira da educação básica da UFMG, que, em 2020, será realizada em formato digital. Em sua 21ª edição, a UFMG Jovem mobilizará, até sexta, 11, professores e estudantes de escolas de Minas Gerais e comunidade universitária em apresentações de trabalhos de diversos campos do conhecimento.

Serão exibidas 208 produções, de autoria de estudantes do ensino médio, do ensino fundamental, da educação infantil e de participantes do desafio O mundo dos meus sonhos e da 1ª Mostra Educação e Saúde. Os vídeos dos trabalhos selecionados serão apresentados, em playlists específicas, no canal Extensão UFMG no YouTube e no site oficial do evento.

"O objetivo principal, mesmo no formato virtual, continua o mesmo: valorizar e divulgar trabalhos produzidos por estudantes da educação básica, promovendo a interação de estudantes e docentes desse segmento com a comunidade acadêmica e externa à UFMG", afirma Ana Cristina Vaz, coordenadora desta edição da feira e professora do Centro Pedagógico (CP) da UFMG.

De casa para o mundo
Em 2020, a UFMG Jovem, em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, tem como tema Tecnologias, ciência e criatividade: de casa para o mundo.

Além dos trabalhos selecionados, uma programação preparada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC/Proex) prevê a realização, nos dois dias do evento, de palestras com docentes da educação básica e profissional, encontro com ativistas, apresentações culturais e interações entre convidados, professores, alunos, autores e público.

Todas as atividades serão transmitidas nos canais da Proex e do Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais (Cecimig), da Faculdade de Educação (FaE), no YouTube.

Novidades
Uma das novidades deste ano é o desafio O mundo dos meus sonhos, por meio do qual os alunos expressam, em áudio, desenho ou texto, seus desejos para um mundo melhor. Os trabalhos estão publicados no site do evento.

1ª Mostra Educação e Saúde divulgará os recursos educacionais desenvolvidos por pós-graduandos e egressos de programas de mestrados profissionais, cujos trabalhos abordaram os impactos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio.

A cerimônia de encerramento e premiação das melhores produções apresentadas ocorrerá na sexta, dia 11, a partir das 16h. Os links dos eventos e as informações sobre a programação estão disponíveis no site da UFMG Jovem e nas redes sociais do evento e da Pró-reitoria de Extensão.

Assista ao vídeo de apresentação de proposta de automação para aplicação da vacina bovina inscrita na feira:

Com Assessoria de Comunicação da Proex