Extensão

Núcleo presta assistência sociojurídica a vítimas do rompimento da barragem

Equipe tem experiência no apoio a comunidades afetadas por desastres socioambientais

Um dos primeiros grupos da UFMG a chegar a Brumadinho após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale, na última sexta-feira, 25, foi o Polos de Cidadania, que tem experiência em oferecer apoio psicológico e sociojurídico a comunidades afetadas por tragédias socioambientais. As ações são realizadas em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Ética e Gestão Social da PUC-Minas (Nupegs) e com a organização não governamental Abrace a Serra da Moeda. Nessa quarta-feira, 30, o grupo visitou as áreas atingidas.

Na última segunda-feira, 28, em reunião que contou com cerca de 250 pessoas, foi criado o Grupo de Referência, formado por 10 integrantes da comunidade de Brumadinho. Esse grupo é responsável por centralizar informações e facilitar a comunicação entre as vítimas do rompimento.

Ainda na reunião, foram criados outros cinco núcleos de assuntos estratégicos, incluindo o de Comunicação, orientado pela professora da UFMG e integrante do Polos, Regina Helena Alves da Silva, e o de Psicologia, orientado pelo coordenador do Polos e professor da UFMG, André Luiz Freitas Dias e o professor aposentado da UFMG Miguel Mahfoud. Os outros núcleos temáticos são destinados à assistência jurídica, manutenção de vínculos familiares e comunitários e questões ambientais.

De acordo com o coordenador do Polos de Cidadania, André Luiz Freitas Dias, neste primeiro momento,  o contato entre esses núcleos e as vítimas do rompimento da barragem do Feijão é mediado pelo Grupo de Referência, principalmente por meio do whatsapp. Como as ações ainda estão sendo implantadas, não há um local específico para atendimentos.

Ficha técnica
Entrevistados: André Luiz Dias, coord. Polos de Cidadania; Armindo Teodosio, prof. pós-graduação em Administração da PUC Minas
Produção: Olívia Rezende
Reportagem: Jessika Viveiros
Imagens: Antônio Soares
Edição de Imagens: Otávio Zonatto
Edição de conteúdo: Flávia Moraes