Estudantes internacionais recebem boas-vindas em semana de orientação

Cerca de 100 alunos ingressam na UFMG no segundo semestre

Estudantes reunidos na Semana de Orientação do Estudante Internacional do 1º semestre de 2018
Estudantes que participaram das atividades do evento no primeiro semestre de 2018 Facebook DRI

Cerca de 100 alunos de vários países participam, de 31 de julho a 2 de agosto, da Semana de Orientação do Estudante Internacional. Organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), a recepção vai reunir os alunos estrangeiros que ingressam na Universidade no segundo semestre deste ano para participarem de atividades de acolhimento, com sessões de orientação, tour pelo campus e testes de língua portuguesa.

Esses alunos chegam à UFMG por meio de acordos bilaterais firmados com instituições estrangeiras ou de programas específicos, como Escala, Erasmus, Marca e Brafitec. Eles recebem o apoio de pessoas da comunidade universitária que fazem parte do Programa de Apadrinhamento da DRI, tanto na dimensão acadêmica quanto social.

Acolhimento
A programação inclui apresentações sobre a Universidade e sobre a cidade de Belo Horizonte e discussões que abordam a questão do choque cultural, entre outras. O intuito é orientar os novos alunos em relação à cultura acadêmica da UFMG e à dimensão intercultural e social da vivência em outro país.

No dia 31, o professor Aziz Tuffi Saliba, diretor de Relações Internacionais, vai dar as boas-vindas aos estudantes. No dia seguinte, eles se encontram com seus padrinhos e madrinhas no Brasil. No último dia de recepção, a equipe do Setor de Acolhimento promove a discussão Por dentro da UFMG.  A programação completa está disponível no site da DRI. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.