Internacional

UFMG recebe missão de dirigentes de universidades cubanas para estreitar parcerias

Reitoras e reitores indicaram áreas de interesse para futuras cooperações

Dirigentes cubanos e gestores da UFMG em encontro na sala de sessões
Dirigentes cubanos e gestores da UFMG em encontro na sala de sessões Foto: Foca Lisboa | UFMG

Onze dirigentes de universidades cubanas e do Ministério da Educação de Cuba reuniram-se nesta quinta-feira, dia 18, com gestores da UFMG para discutir possibilidades de intercâmbio e cooperação científica em várias áreas. O grupo indicou uma série de campos de interesse, como inteligência artificial, fontes sustentáveis de energia, formação de professores, turismo, gestão pública, biotecnologia, ciências agrárias e línguas que poderão resultar em instrumentos de cooperação.

A delegação cubana, que já havia passado pelas universidades federais de Lavras (Ufal) e de Ouro Preto (Ufop), chegou a Belo Horizonte na noite de quarta-feira, dia 17, e na manhã desta quinta, esteve no Centro de Microscopia, no campus Pampulha. No início da tarde, os dirigentes foram recebidos na Sala de Sessões pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e por sua equipe de pró-reitores de Graduação, Pós-graduação, Cultura, Extensão e Pesquisa. Em sua mensagem de boas-vindas, a reitora destacou o histórico de duas décadas de parcerias entre as universidades brasileiras e cubanas, impulsionadas por três missões de reitores ao país caribenho (2004, 2014 e 2024) organizadas pela Andifes.

“A visita de hoje já é resultado da última missão a Cuba [ocorrida em fevereiro]. Nosso objetivo é transformar acordos já firmados em cooperações específicas”, disse a reitora, destacando, ainda, o interesse do governo brasileiro em estreitar laços acadêmicos com Cuba por meio, por exemplo, de acordo já firmado pela Capes, de outro acordo nas mesmas bases que está sendo preparado pelo CNPq, além dos movimentos de aproximação feitos pela própria embaixada brasileira em Cuba.

Energia, turismo e história
Sandra Goulart lembrou que a UFMG já havia assinado protocolos de intenções com quase todas as instituições representadas no encontro e, na tarde de hoje, formalizou parceria com a única universidade que ainda faltava para completar o conjunto: a Sancti Spíritus, localizada na província histórica do mesmo nome na região central do país. A vice-reitora Oliurca Padilla Garcia afirmou que a sua instituição, que oferece 34 opções de carreira em cinco faculdades, deseja estabelecer parcerias em áreas como fontes renováveis de energia, ciências sociais e ciências agropecuárias. “Estamos em uma região eminentemente agrícola”, afirmou Oliurca em relação à última.

.
A vice-reitora Oliurca Padilla Garcia, de Sancti Spíritus, e a reitora da UFMG, Sandra Goulart, assinaram o primeiro protocolo de intenções entre as duas instituiçõesFoto: Foca Lisboa | UFMG

Outro campo que pode render parcerias, em sua avaliação, é o turismo, uma vez que dois municípios de influência da universidade – Sancti Spíritus e Santísima Trinidad – estão entre as sete primeiras cidades fundadas no início do século 16 pelo conquistador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar (1465-1524), primeiro governador de Cuba. “Percebo fortes semelhanças entre a nossa região e o estado de Minas Gerais”, afirmou a vice-reitora.

Todos os dirigentes indicaram campos de interesse. A reitora Osiris Aranda Creagh, da Universidade de Guantánamo, por exemplo, quer desenvolver parcerias nas áreas de ciências econômicas, ciências agrárias, pedagogia, além de promover cursos intensivos de verão e inverno.

Umas das preferências convergentes manifestadas por reitoras e reitores é a oferta bilateral de cursos de português para acadêmicos cubanos e de espanhol para brasileiros. A assessora técnico-docente Mercedes de la Caridad Mora Carnet, do Ministério da Educação Superior de Cuba, adiantou que, já na próxima semana, pretende avançar em uma proposta de oferta com o professor Aziz Saliba, diretor de Relações Internacionais da UFMG.

A delegação cubana que visitou a UFMG reuniu Adrianez Bermúdez (reitora da Universidade Artemisa), Osiris Aranda (reitora da Universidade de Guantánamo), Mercedes Fernández (reitora da Escola Superior de Quadros do Estado e do Governo), Milda Masip (reitora da Universidade de Ciências Pedagógicas – EJV), Nuria Martínez (vice-reitora em exercício da Universidade de Ciências Médicas), Yurisley Mariño (reitor da Universidade de Moa), Marian Colina (vice-reitora da Universidade de Havana), Manuel Estupiñán (vice-reitor da Universidade de Holguin), Neibys Gutiérrez (vice-reitora da Universidade de Las Villas), Oliurca García (vice-reitora da Universidade de Sancti Spíritus), além de Mercedes Mora, assessora do Ministério da Educação Superior de Cuba.