UFMG recebe representantes de universidades empreendedoras

Objetivo foi fortalecer o diálogo entre instituições, o empreendedorismo e a atuação das empresas juniores

..
Dirigentes e representantes de empresas juniores foram recebidas pela reitora Sandra AlmeidaRayane Paes / UFMG

O Roadshow do Ranking de Universidades Empreendedoras reuniu nesta quinta (12), no campus Pampulha da UFMG, representantes de universidades públicas que figuram no Ranking das Universidades Empreendedoras, da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Um dos objetivos do encontro foi a apresentação de parâmetros e de resultados da edição 2019 do ranking, em que a UFMG figurou em terceiro lugar e foi a universidade federal mais bem colocada.

O evento teve participação de estudantes que integram empresas juniores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), entre outras instituições, além da UFMG. Estiveram presentes também a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, a pró-reitora adjunta de Extensão da Universidade, Janice Amaral, a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, e a pró-reitora adjunta de Extensão da Ufop, Gabriela de Lima Gomes.

Para o estudante Jardel Fonseca, presidente executivo da Federação Mineira de Empresas Juniores (Fejemg), a escolha da UFMG para sediar a primeira edição desse encontro foi estratégica. “Minas Gerais é o estado com mais empresas juniores no país, e a UFMG está entre as instituições de ensino superior que mais incentivam o empreendedorismo entre seus estudantes”, disse.

Sandra Goulart Almeida ressaltou que o objetivo é fortalecer ainda mais o empreendedorismo na UFMG. “Atualmente, a extensão da Universidade empreende esforços para regulamentar o reconhecimento institucional das atividades desenvolvidas pelas empresas juniores. Isso porque enxergamos as atividades desenvolvidas pela empresa júnior como de caráter acadêmico, complementares ao ensino da graduação, constituindo uma cultura integrada à formação do estudante, com reflexos para toda a sociedade”, afirmou.

Ranking das empreendedoras
Em 2019, o Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras chegou à sua terceira edição, com o objetivo de premiar as comunidades acadêmicas que mantêm ecossistemas de inovação que mais favorecem o desenvolvimento da sociedade. Participaram 123 universidades das 27 unidades federativas avaliadas. Para a composição do ranking, foram ouvidos 15 mil estudantes de instituições de ensino brasileiras.

Foto 1: Representantes de empresas juniores e dirigentes discutiram o fortalecimento do empreendedorismo nas universidades.

Foto 2: Evento contou com a presença de Lucas Martins (Lucas Martins, Coordenador Geral do Ranking), Luana Freitas (presidente eleita da Fejemg) e Jardel Fonseca (atual presidente da Fejemg). Foto: Rayane Paes

Assessoria de Comunicação da Proex