Vice-reitora Sandra Goulart Almeida recebe hoje homenagem do governo canadense

A vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, receberá na tarde desta quarta-feira, 7, homenagem do governo canadense pela parceria na área de educação que leva a avanço nas relações bilaterais. O embaixador Riccardo Savone fará a entrega de medalha comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, em cerimônia que terá início às 17h, na representação diplomática do país norte-americano em Nova Lima.

Sandra Goulart Almeida, que é professora da Faculdade de Letras, e o empresário José Mendo Mizael de Souza, presidente da Mendo Consultoria, da área de mineração, serão os primeiros de 50 brasileiros homenageados ao longo de 2017, como parte da campanha #NobresParcerias. A iniciativa reconhece parceiros do Canadá nas áreas cultural, comercial, política, de desenvolvimento e dos direitos humanos, entre outras.

Estudos e visitas

Sandra Goulart Almeida tem pesquisado temas relacionados ao Canadá – publicou diversos artigos e capítulos de livros – e, entre 2001 e 2003, exerceu a presidência da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan), quando inaugurou o Centro de Estudos Canadenses na Faculdade de Letras da UFMG, espaço de pesquisa sobre o Canadá e sobre as relações Brasil–Canadá.

A professora desenvolveu os projetos Cultura em trânsito: locomoção, movimento de mídia, movimento de arte (2004–2007), que envolveu pesquisadores canadenses, americanos e brasileiros, com coordenação da Universidade de Ottawa, Tradutores transculturais: medição de raça, indigeneidade, etnia em quatro nações (2002–2003), com patrocínio da Fundação Rockefeller, e Trans-culturalismos / transferências culturais (2001–2003), coordenado pelo Conselho Internacional para Estudos Canadenses (ICCS).

Sandra Goulart Almeida também teve participação efetiva em acordos da UFMG com instituições canadenses, como a Universidade da Colúmbia Britânica (2002), a Universidade de Montreal (2003), a Universidade de Québec em Montreal (2005), a Universidade de Laval (2012) e as universidades de Lakehead, Newfoundland e York (2016).