Saúde

Vídeo alerta sobre a prática do 'copiar e colar' no prontuário eletrônico

Produção é do Hospital das Clínicas

Produção
Prática do 'CRTL + C e CRTL + V' pode comprometer precisão e confiabilidade do registroVídeo prontuário eletrônico

O Hospital das Clínicas da UFMG lançou, na última semana, um vídeo educativo sobre os riscos do uso do "copiar e colar", o popular CRTL + C e CRTL + V, no prontuário eletrônico dos pacientes. O filme institucional está disponível no site e na intranet do hospital.

O registro das informações, parte da rotina dos profissionais de saúde, é a forma mais importante de documentar o atendimento prestado ao paciente e de promover a continuidade do cuidado. Trata-se de uma responsabilidade do profissional de saúde legalmente prevista nos códigos de conduta e nas boas práticas para o cuidado em saúde.

No entanto, um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições que mantêm sistema de registro eletrônico é a prática generalizada - e, muitas vezes subestimada - de “copiar e colar” informações de um prontuário para o outro e manter a precisão e confiabilidade do registro quando a informação é reutilizada. 

“Por meio da ação de conscientização "Copiar / Colar no PEP", chamamos atenção para os riscos à segurança do paciente advindos do abuso de tal prática, muito utilizada nos textos em formato digital. O paciente ou profissional de saúde não pode ser surpreendido por um registro equivocado trazido de outro texto”, justifica a médica Zilma Reis, integrante do Núcleo de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas 

Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas