Arte e Cultura

Vídeos e fotografias que retratam produção da UFMG serão exibidos na Praça da Liberdade

Projeções na fachada digital do Espaço do Conhecimento começam nesta segunda-feira

A produção 'Gambiarra' discute a relação entre arte e tecnologia
A produção 'Gambiarra' promove reflexão sobre arte e tecnologia Geraldo Freire Loyola / Divulgação

O atendimento odontológico a pacientes que enfrentaram o câncer na região da cabeça ou pescoço, a curadoria de um festival gastronômico em São Gonçalo do Rio Abaixo e a criação de um documentário sobre experiências de ensino em escolas públicas são exemplos de atividades concebidas na UFMG que serão exibidas à população em um dos cartões-postais da cidade: a Praça da Liberdade.

As produções serão projetadas a partir desta segunda-feira, dia 14, na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG. Elas surgiram no âmbito da chamada UFMG Acontece, que convidou a comunidade acadêmica a enviar propostas de exibição de fotografias ou vídeos que lançassem luz a produções das diversas áreas de conhecimento.

As propostas escolhidas para ocupar a fachada revelam iniciativas que não se restringem aos campi da UFMG. Enquanto o Projeto Patrimônio Construído lança um olhar para as edificações históricas de Minas Gerais, o filme Lã do campo redondo se volta para os picos e vales da Serra da Mantiqueira. Há ainda espaço para criações artísticas e experimentais. Resultado de uma disciplina do curso de Artes Visuais, a produção Gambiarra promove reflexão sobre arte e tecnologia.

Diversidade
O professor da Escola de Belas Artes e coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG, Maurício Gino, explica que o projeto é uma forma de mostrar à população que o trabalho da Universidade é importante e deve ser preservado. "A linguagem mais acadêmica e científica, por natureza, já se distancia um pouco do dia a dia da população. O UFMG Acontece é uma tentativa de mostrar o que é feito em um contexto em que a universidade sofre ataques de vários setores da sociedade", afirma.

As 22 propostas aprovadas revelam produções das mais diversas áreas, como arte, ciências humanas, sociais, exatas e biológicas. "Quando a universidade abre um espaço como a fachada digital, é preciso pensar para quem estamos querendo falar. A maneira de expor tem de ser diferente daquela que os acadêmicos estão acostumados. Isso representa um desafio para a academia”, analisa Gino.

As exibições do UFMG Acontece ocorrem diariamente, de 14 de outubro a 22 de dezembro, das 18h às 22h. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento