Pesquisa e Inovação

Fale promove workshop sobre ontologias digitais e suas potencialidades

Evento será realizado quinta e sexta; programação inclui palestras e minicurso

Tela do software Protégé para construção de ontologias digitais, mini-curso abordará o tema
Tela do software Protégé, para construção de ontologias digitaisReprodução / https://protege.stanford.edu/

Com o tema Desenho e aplicações de ontologias, será realizada nesta quinta-feira, 22, e na sexta, 23, a quinta edição do Workshop Interinstitucional do Projeto Empoder@, na Faculdade de Letras. O evento visa promover o conhecimento e a reflexão sobre as ontologias digitais e seu potencial de implementação em sistemas interativos homem-máquina para tradução automática, geração de linguagem natural e produção textual multilíngue.

Diferentemente do campo filosófico, no qual a noção de ontologia se relaciona com a natureza, a realidade e a existência dos entes, nas áreas de computação e ciência da informação, ela está ligada a um modelo de dados que representa um conjunto de conceitos dentro de um domínio e as relações entre eles. Como forma de representação de conhecimento sobre o mundo ou alguma parte dele, ontologia é aplicada, por exemplo, em inteligência artificial, web semântica, engenharia de software e arquitetura da informação.

O auditório 2003 da Fale abrigará a programação do workshop, que será composta de quatro palestras e um minicurso. O evento congregará pesquisadores da linguística aplicada, linguística computacional, estatística, ciências da computação, ciências da informação e ciências da saúde.

O professor Jean-Claude Miroir, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, vai conduzir o minicurso Construção de ontologias no software Protégé, que será realizado nos dois dias. As palestras, por sua vez, abordarão temas como a importância da ontologia aplicada na sociedade da informação e a aquisição de conhecimento clínico para processamento automático em ontologias.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site do evento, onde também estão disponíveis mais informações.

Interdisciplinaridade e inovação
O projeto Empoder@ aborda práticas educativas na área da saúde em suas dimensões clínicas, discursivas e culturais, com base em metodologia interdisciplinar (envolvendo ciências da saúde, estatística, ciências da computação e linguística aplicada) e a inovação tecnológica (mineração de dados e textos).

O workshop é uma iniciativa do Laboratório Experimental de Tradução do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Fale, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Gestão, Educação e Avaliação em Saúde da Escola de Enfermagem e do Departamento de Estatística do ICEx.