periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Psicologia

O cuidado com o ser humano sempre foi uma prioridade para Ana Clara Crepaldi, 20, e motivo pelo qual ela chegou à psicologia. “As relações humanas e o ser humano, em si, sempre me encantaram. Eu sempre soube que gostaria de trabalhar com algo que me permitisse estudar pessoas, ajudá-las e me relacionar com elas”, conta. Estudante do sexto período, ela reflete sobre o quanto a graduação tem transformado sua vida. “Eu me sinto muito mais madura. Compreendi melhor o significado da palavra empatia, por ter estudado desde o primeiro período não só processos físicos que têm consequências no psicológico, mas também os processos sociais envolvidos”, afirma.

O Departamento de Psicologia da UFMG foi criado em 1962 e, desde então, o curso se tornou um dos mais conceituados do Brasil. A oferta é exclusivamente no período diurno, com aulas pela manhã e pela tarde e duração média de cinco anos, ou dez períodos.

Psicologia
Psicologia Acervo Cedecom / UFMG

Do primeiro ao sétimo período, a grade contém disciplinas gerais, de embasamento sobre as diferentes correntes teóricas da psicologia e suas aplicações. Do sétimo período em diante, os estudantes optam por uma das três ênfases de aprofundamento: processos clínicos (atuação em clínicas psicológicas de atendimento individual ou coletivo, em consultórios particulares ou na saúde pública, com pacientes de diferentes faixas etárias); processos psicossociais (para trabalho em instituições como empresas e escolas, por meio da psicologia do trabalho); e processos de desenvolvimento e avaliação psicológica (trabalho de avaliação psicológica, processos de desenvolvimento e de aprendizagem). A flexibilidade da grade permite aos alunos, também, cursarem disciplinas de outras ênfases que enriqueçam seu percurso acadêmico.

As disciplinas permitem, ainda, contato com diferentes abordagens teóricas e clínicas, como cognitivas-comportamentais, humanistas e a psicanálise. No entanto, não é possível se especializar em nenhuma delas durante a graduação, somente após a conclusão do curso.

Fora da sala de aula, o conhecimento do campo de atuação é aprofundado por meio de pesquisas e estágios, que permitem a vivência acadêmica e profissional. Também é possível participar da RH Jr., empresa júnior totalmente dirigida e organizada por alunos que presta serviços e realiza cursos na área da psicologia organizacional e do trabalho.

A graduação também conta com diversos projetos sociais que mesclam a profissionalização dos estudantes ao atendimento acessível e de qualidade para a população, como o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) http://www.fafich.ufmg.br/psi/graduacao/servicos-de-psicologia-aplicada-spa/, clínica-escola que oferece atendimento acessível à sociedade, e o Projeto Cavas, que presta atendimento voltado a crianças vítimas de violência sexual.

PARA SABER MAIS

Estrutura curricular https://ufmg.br/cursos/graduac...