Evento acadêmico

'Ceale debate' aborda condição docente de alfabetizadoras da rede estadual de MG nos anos 2000

Ver cartaz do evento >

A professora Sara Mourão Monteiro, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, é a convidada do próximo Ceale debate, na próxima terça-feira, 14 de maio de 2024. Não é necessário fazer inscrição para assistir à live; basta acessar o canal do Ceale no YouTube, a partir das 19h. Serão emitidos certificados para os participantes que preencherem o formulário que ficará disponível no chat ao vivo.

Sara Monteiro falará sobre seus estudos referentes à condição docente de alfabetizadoras nos anos 2000 na Rede Estadual de Minas Gerais. Ela apresentará dados que possibilitam ampliar a compreensão da condição docente em suas dimensões objetivas e subjetivas no recorte temporal proposto, na sua relação com o contexto das produções acadêmicas e das políticas educacionais para alfabetização.

Os estudos analisados sinalizam que não se pode enfrentar o problema do fracasso em alfabetização sem levar em consideração as condições objetivas de trabalho docente, as experiências anteriores e as crenças dos alfabetizadores (componentes da condição docente) na implementação de propostas e/ou paradigmas de alfabetização no campo escolar.

Trajetória
Sara Mourão Monteiro tem mestrado e doutorado em Educação pela UFMG e pós-doutorado no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Portugal. Ela integra o Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência da UFMG e é pesquisadora no Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale).

O Ceale debate é um ciclo de conferências destinadas a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação que lidam com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. A iniciativa promove a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas.

Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Ficha técnica

Palestra on-line A condição docente de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de MG nos anos 2000
Data: 14 de maio de 2024
Evento on-line pelo canal do Ceale no YouTube