Pessoas

Ana Caetano, do ICB, é diplomada como titular da Academia Brasileira de Ciências

Pesquisadora da área de Imunologia dirige Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

A médica Ana Maria Caetano, à frente, é referência na área da imunologia.
A médica Ana Maria Caetano, à frente, é referência na área da ImunologiaFoto: Cristina Lacerda | ABC

A pesquisadora Ana Caetano Faria, docente do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi diplomada como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de ciências biomédicas. Desde 2023, ela atua como diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde

A cerimônia de posse na ABC foi realizada no dia 8 de maio, durante a reunião magna da entidade, na Escola Naval do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 novos membros titulares foram empossados, também nas áreas de engenharia, física, matemática, química, ciências biológicas, biomédicas, da terra, da saúde e ciências sociais. Os novos integrantes foram eleitos na assembleia geral da organização, no último dia 4 de dezembro. 

“Fiquei muito honrada por ter sido eleita como membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Agradeço à minha colega de departamento, a professora Santuza Teixeira, que fez minha indicação, e também aos demais membros da academia, que me elegeram”, lembra Ana Caetano Faria.

Para a imunologista, integrar a ABC como titular é uma forma de reconhecimento por parte da comunidade científica. “A Academia Brasileira de Ciências é uma entidade, como outras no mundo, que teve grande importância ao longo dos seus mais de 100 anos de história, por ser um local de apoio e de defesa da ciência brasileira”, afirma.

Temas fundamentais
A pesquisadora também destaca a relevância da instituição ao promover a discussão de temas fundamentais para a ciência, que podem subsidiar a elaboração de políticas públicas, a exemplo da Reunião Magna da ABC, realizada de 7 a 9 de maio, com o tema Inteligência artificial e as ciências: oportunidades e riscos. O professor emérito da UFMG Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), também membro titular da academia e vice-presidente da ABC para a Região Minas Gerais e Centro-Oeste, foi um dos coordenadores do evento.

Ana Caetano Faria é graduada em medicina e mestra em Microbiologia pela UFMG, doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard. Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Bologna, na Itália, e na Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos.