Ensino

Reitora Sandra Goulart recebe equipes do DCC que se destacaram em maratona de programação no México

‘Teambrbr002’ foi a primeira colocada geral, e ‘Imprima a resposta módulo whatsapp’ alcançou o sétimo lugar

Sandra Goulart com representantes das duas equipes
Sandra Goulart com representantes das duas equipes Foto: Nathalie Rajão | UFMG

Integrantes das duas equipes do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG que ganharam medalhas de ouro e prata na Maratona de Programação da América Latina, realizada em meados do mês passado, no México, foram recebidos na última terça-feira, dia 2, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Emanuel Silva e Kaio Henrique Masse Vieira, que participam da Teambrbr002, primeira colocada geral, e Gabriel Costa, Gabriel Ubiratan e Heitor Leite, vinculados ao time Imprima a resposta módulo whatsapp, que alcançou o sétimo lugar geral e conquistou a medalha de prata, estavam acompanhados do professor do DCC e juiz-chefe do Brasil da Maratona de Programação, Vinícius Fernandes dos Santos.

Durante o encontro, os alunos contaram como foi a disputa e os momentos que viveram até o resultado final, incluindo episódios de muita apreensão antes da viagem – um dos integrantes do time campeão quase não chegou a tempo. “Foi um prazer enorme conhecer os meninos, estou muito orgulhosa. Eles passaram por momentos tensos, o Emanuel não conseguiu embarcar junto com os colegas de equipe, chegando próximo ao início da competição. Além disso, aguardar o momento do resultado foi tenso também, descobriram que foram campeões com uma diferença de um minuto. Foi tudo muito emocionante”, afirmou Sandra Goulart.

O professor Vinícius Fernandes enalteceu a equipe e também relatou sua apreensão durante a competição. “Como juízes, fazemos as correções sem saber de quem são, tudo ocorre às escuras. Foi bastante emocionante acompanhar o fim da prova. Agora iremos participar do mundial, em setembro, em Astana, no Cazaquistão”, informou.

Tradição
A Maratona de Programação é parte do International Collegiate Programming Contest, a principal e mais tradicional competição de programação, e é promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Computação. Além da programação propriamente dita, a disputa estimula o desenvolvimento e avaliação de conhecimentos sobre algoritmos e estruturas de dados e habilidades de comunicação e cooperação dos estudantes. No DCC, a participação normalmente se inicia em treinos, realizados às sextas-feiras nos laboratórios do departamento, e em seletivas para a escolha dos representantes da instituição na Maratona Mineira de Programação e na Maratona SBC de Programação.

Com Assessoria de Comunicação do DCC