Evento acadêmico

De 24 a 26 de abril: grupos de pesquisa debatem política de educação especial em evento na FaE

De hoje (24) a sexta, 26 de abril de 2024, a UFMG sedia o 2º Ciclo Interinstitucional: Política de Educação Especial na Atual Conjuntura. O evento, que tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), ocorrerá na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

O ciclo de debates interinstitucional é uma iniciativa de grupos de estudos e de pesquisa que se dedicam a análises da política e desdobramentos na educação especial . Entre os temas que serão discutidos estão Formação de professores e o projeto de escolarização, Análise da relação entre educação especial e desigualdade a partir dos indicadores sociais e Relação público e privado na educação especial.

Atualização política
A necessidade de ampliação dessa discussão está pautada nas recentes propostas de atualização da política de educação especial na perspectiva inclusiva, iniciada em 2016, e nos desdobramentos delas para a constituição da educação especial no país. Entre as razões para o ciclo ser organizado estão análises iniciadas em 2019, no encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), e a indicação de avanço em análises na discussão que proporcionam uma proposição de uma pauta mínima de pressupostos em defesa da educação especial na escola pública.

As professoras da FaE Taísa Gonçalves, Kamille Vaz, Sirleine Brandão de Souza, Terezinha Rocha, Michele Aparecida de Sá e Mônica Maria Farid Rahme participarão do evento. Também integram o debate o Grupo de Estudos sobre Educação Especial da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Grupo de Pesquisa sobre Processos de Escolarização, Desigualdades Sociais e Diversidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação – Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Conheça a programação.

Descrição Imagem