Evento acadêmico

Conferência de Bernarda Marconetto sobre 'Humanidades ambientais e ambientes humanizados'

Bernarda Marconetto, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, realiza conferência aberta ao público na UFMG, em  3 de outubro.

A pesquisadora vai abordar o tema 'Humanidades ambientais e ambientes humanizados: a natureza como sujeito de estudo nas ciências sociais', a partir das 19h, no Auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação.

Marconetto está na UFMG a convite do Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-latino-americanos do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, no período de 24 de setembro a 6 de outubro, para realização de atividades acadêmicas.

Em sua conferência do dia 3, ela abordará casos da arqueologia e da etnografia que podem contribuir para os atuais debates sobre o que o Ocidente moderno definiu como Natureza.

Da Patagônia ao Egito

Bernarda Marconetto é licenciada em Ciências Antropológicas, com doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de La Plata (Argentina). É professora do Departamento de Antropologia da Universidade Nacional de Córdoba, responsável pelo curso de Arqueologia e Natureza e Diretora do Doutorado em  Ciências Antropológicas na mesma Universidade.

É pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, onde trabalha com temas relacionados ao clima e à natureza no sul dos Andes. Ela dirige o Núcleo Natureza-Cultura (N-NAC) no Instituto de Antropologia de Córdoba. Seu trabalho está centrado nas ligações entre seres humanos e elementos da natureza, em especial plantas e fenômenos meteorológicos, de perspectivas arqueológicas e etnográficas. Trabalhou na Patagônia e no Noroeste argentino e atualmente desenvolve pesquisas na necrópole tebana de Luxor, no Egito.

Descrição Imagem
Pesquisadora argentina faz conferência na FaE Arquivo pessoal