Evento acadêmico

Live Boletim UFMG: Yurij Castelfranchi conversa sobre cidadania científica nesta quinta

Ver cartaz do evento >

Decisões políticas e econômicas tomadas no mundo de hoje são, em grande parte, balizadas por discussões técnico-científicas. Isso significa que, para o fortalecimento da democracia, é importante que os cidadãos participem dos debates que envolvem a ciência e a tecnologia. Como engajar a população em temas complexos como a edição genética, as mudanças climáticas ou o controle de pandemias?

Para discutir os desafios da divulgação da ciência e a consolidação de uma cidadania científica, a live Boletim UFMG desta semana recebe Yurij Castelfranchi, professor do Departamento de Sociologia e coordenador do curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência da UFMG, cujo subproduto, a força-tarefa Amerek, trabalha com divulgação científica sobre o novo coronavírus.

A conversa está marcada para esta quinta, 1º  de outubro de 2020, às 17h, no perfil da UFMG no Instagram (@ufmg). Haverá tradução simultânea em Libras.

Yurij Castelfranchi e Ricardo Fabrino Mendonça, que também é professor da UFMG, participam de experimento global que tentará integrar leigos em debates científicos com profundas implicações morais. O tema escolhido para o projeto foi o uso da edição genética, técnica que possibilita a alteração de trechos específicos do DNA de organismos para vários fins. As ideias que alicerçam o experimento estão descritas em artigo publicado na Revista Science no mês passado.

Live Boletim UFMG
A Live Boletim UFMG reúne, quinzenalmente, professores e pesquisadores para debater aspectos relevantes de processos e realidades do Brasil e do mundo contemporâneos.

Movimentos negros, desmatamento ilegal na Amazônia, os caminhos da cultura no pós-pandemia e saúde mental foram alguns dos temas abordados nas conversas anteriores, que continuam disponíveis no IGTV do Instagram oficial da Universidade. Todas têm tradução simultânea em Libras.

Descrição Imagem
Criança no estande da 69ª reunião da SBPC: cidadania científica deve ser construída desde cedo Lucas Braga / UFMG