Político-administrativo

Mesa-redonda comemora 10 anos de fundação do CTNano

Para celebrar os 10 anos de fundação do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG (CTNano), uma mesa-redonda reunirá, nesta quinta-feira, 26 de novembro de 2020, a partir das 15h, pesquisadores das áreas de ciência e tecnologia para relembrar a trajetória e o pioneirismo do centro de pesquisas. O evento será transmitido ao vivo nos canais da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do CT Nano na plataforma YouTube e retransmitido pela página da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) no Facebook.

Participam da solenidade de abertura a reitora Sandra Regina Almeida Goulart, o presidente da Fundep, Alfredo Gontijo, o presidente do BH-TEC, Marco Crocco, e o coordenador do CT Nano, Marcos Pimenta. Em seguida, uma mesa-redonda reúne os convidados: o presidente CNPq e ex-presidente Fapemig, Evaldo Vilela, o ex-ministro e ex-reitor da UFMG, Clélio Campolina, o ex-presidente BH-TEC e ex-reitor UFMG, Ronaldo Pena, o ex-ministro e ex-diretor Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos, e a coordenadora executiva da CTIT, Juliana Crepalde.

Patentes
Dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) revelam que cerca de 25% dos depósitos de patentes sobre nanotubos de carbono e grafeno são do CTNano. Em consulta ao sistema do órgão brasileiro responsável pela gestão da propriedade intelectual, há registro de 115 depósitos associados a esses materiais nos últimos 10 anos; o CTNano é responsável por 27 deles.

Esse resultado é fruto da combinação da excelência em pesquisa, desenvolvimento e inovação e do pioneirismo na transferência de tecnologia e conhecimento para a sociedade. “O número de patentes e a expertise consolidada em 20 anos de atuação compõem o grande diferencial do CTNano. Além da infraestrutura para o desenvolvimento dessa tecnologia, temos um corpo de quase 100 cientistas”, afirma coordenador do Centro, professor Marcos Pimenta.

Pimenta explica que o CTNano atua no desenvolvimento tecnológico de produtos, processos e serviços relacionados a materiais de estrutura nanométrica em busca de soluções tecnologicamente avançadas e economicamente viáveis. “Gosto de me referir ao CTNano como uma ponte, que faz a conexão entre o conhecimento gerado na UFMG e o setor industrial”, compara o professor.

Para a reitora Sandra Goulart Almeida, o CTNano é mais um exemplo de pioneirismo da Universidade. Conforme ressalta, as instituições de ensino superior públicas brasileiras são responsáveis por mais de 95% das pesquisas realizadas no país. “O Centro faz a conexão entre dois importantes segmentos da sociedade: a universidade, que responde pela geração de conhecimento, e as empresas”. Essa conexão, segundo ela, “tem contribuído para que a indústria nacional eleve os patamares de competitividade.”

Programação
O evento desta quinta-feira marca o encerramento de  programação especial em comemoração aos 10 anos do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG, que também promoveu, nas últimas semanas, quatro webinários com pesquisadores do campo da nanotecnologia.

Entre os temas, foram abordadas a aplicação de nanomateriais em sistemas de sensoriamento, na cadeia de valor dos polímeros e no Cimento Portland nanoestruturados. Os desafios da regulação das nanotecnologias também foram debatidos.

A íntegra de todos os webinários está disponível no canal do CT Nano no YouTube.

Descrição Imagem
Sede do CTNano no BH-TEC: produção de conhecimento avançado sobre materiais nanoestruturados Arquivo CTNano