Evento acadêmico

Sessão comentada do filme 'The hammer' promove reflexão sobre inclusão e superação

Nesta terça-feira, 2 de abril, às 19h, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no 2° andar, haverá uma sessão comentada do filme The hammer (Oren Kaplan, 2010), com Raniere Alislan Cordeiro, professor da Faculdade de Letras da UFMG, e Cristiana Klimsa, psicóloga e intérprete de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI).

O evento, promovido pelo Espaço de Acolhimento e Promoção da Saúde Mental do ICEx, integra as atividades complementares para estudantes do noturno na UFMG. Serão emitidos certificados para a comunidade interna, que deve se inscrever pelo site da Pró-reitoria de Graduação

The hammer é um filme biográfico que narra a história de Matt Hamill, três vezes campeão de luta livre nos Estados Unidos. Desde a infância, incentivado por seu avô, Hamill, que é surdo, dedicou-se ao wrestling e se tornou um dos mais destacados atletas da modalidade. Após perder uma bolsa na Universidade de Purdue, ele ingressou na Rochester Institute of Technology (RIT), onde se destacou em competições nacionais e se envolveu com a comunidade surda.

EspaçAMente
O Espaço de Acolhimento e Promoção de Saúde Mental do ICEx busca minimizar o estresse causado pela vida acadêmica. São realizados atendimentos não especializados, como escuta ativa e acolhimento, aos servidores, terceirizados, substitutos, discentes do ICEx e familiares. Entre as ações propostas, estão a promoção de debates, mesas-redondas, cursos, oficinas e eventos com foco no cuidado, na promoção da saúde mental, na prevenção do adoecimento e na criação de uma cultura inclusiva.

Descrição Imagem
Cena de 'The hammer', cinebiografia do lutador surdo Matt Hamill Foto: divulgação

Sessão comentada de The hammer
Data: 2 de abril de 2024