Evento cultural

Terça, às 19h: livro com origem em trabalho premiado da Arquitetura será lançado em BH

Será lançado na próxima terça-feira, 29, em Belo Horizonte, o livro Ensaios do corpo no lugar de morar (Cosmópolis Edições), da arquiteta Natália Barros, graduada em 2020 na UFMG. A obra tem origem no trabalho de conclusão de curso de Natália, que já mereceu destaque no site ArchDaily e no concurso Quebrando a Banca e foi premiado na categoria Pesquisa Artístico-cultural pela Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura.

O evento de lançamento terá início às 19h, no Vento Arte Gastronomia, restaurante e espaço de cultura no bairro Floresta (Rua Urucaia, 36). A noite de autógrafos terá também conversa sobre o livro e música ao vivo – a própria Natália Barros vai tocar flauta, em duo com violão.

Em seu projeto-pesquisa, Natália investigou o habitar em confinamento – provocado pela covid-19 – e propôs discussão sobre a relação entre casa e corpo e sobre os efeitos da experiência global da pandemia na forma de conceber e construir espaços. A arquiteta optou pela abordagem fenomenológica e explorou contribuições da dança, da cenografia, das artes visuais e da tecnologia para propor modos diferentes de fazer arquitetura.

“O livro expande o conteúdo original e pretende tornar o trabalho acessível a um público mais amplo”, conta Natália Barros. “Trato da experiência de morar que extrapola a funcionalidade e o construtivo. É importante refletir sobre como é estar na casa, sobre os sentimentos e as escolhas que isso implica.” O projeto propõe, segundo ela, o “despertar da sensibilidade corporal para a produção e apropriação dos espaços”. Natália cursa o mestrado na Escola de Arquitetura da UFMG. Para a construção do livro, ela contou com a colaboração de professores da UFMG e outros profissionais.   

O Portal UFMG publicou matéria sobre o TCC que deu origem ao livro na ocasião da conquista do segundo lugar no concurso Quebrando a Banca; um ano antes, Natália foi entrevistada pela Rádio UFMG Educativa.

Descrição Imagem
Natália Barros: experiência do morar que extrapola o construtivo e a funcionalidade Estúdio ENTRE|MEIO | Divulgação