Evento acadêmico

Terça e quarta: 'comunicação como experiência' é tema de seminário na Fafich

Será aberto nesta terça-feira, dia 5 de dezembro de 2023, na Fafich, o 2º Seminário Teorias da comunicação e experiência, promovido pelos grupos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (Tramas) e Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec). A entrada é gratuita, e serão emitidos certificados de participação.

A conferência de abertura será feita pela professora Maria Joséfa Sanchez Leiva, da Universidade Rey Juan Carlos (Espanha), a partir das 14h, no auditório Carangola. Ela vai falar sobre Corpo, experiência e desejo: a dificuldade de ser, uma inflexão a partir do gênero.

Com o tema Corpo, narrativa e performance, o seminário reúne pesquisadors, entre docentes e discentes, dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFMG e das federais da Bahia, do Recôncavo da Bahia, de Pernambuco, de Ouro Preto e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Cooperação
O evento retoma presencialmente os trabalhos de colaboração científica e produções conjuntas com a Espanha, iniciados em 2007 com a Universidade Complutense de Madrid (UCM). Esta edição inaugura os trabalhos conjuntos com a Universidade Rey Juan Carlos de Madrid.

O comitê científico é composto por Bruno Souza Leal, Carlos Magno Camargos Mendonça, ambos da UFMG, Felipe Viero (Ufop) e Juliana Gutmann (UFBA). A organização do evento está a cargo de Bruno Leal, Carlos Mendonça e Juarez Guimarães Dias (UFMG).

O seminário Teorias da comunicação e experiência teve sua primeira edição em novembro de 2022, na UFMG. Sua proposição foi baseada em uma questão central que interessa às investigações dos grupos Tramas e Neepec: “O que é tomar a comunicação como experiência?”. Segundo os organizadores, "comunicação” é uma expressão associada, regularmente, às interações e aos processos de mediação. Em torno desses termos, erigiu-se uma vasta e potente bibliografia, que abrange investimentos teóricos de fôlegos diversos e investigações acerca dos mais distintos fenômenos e processos.

A programação completa está acessível no site do Neepec.

Descrição Imagem
Maria Joséfa Sanchez Leiva, da Universidade Rey Juan Carlos, fará a conferência de abertura Foto: arquivo pessoal

5 a 6 de dezembro de 2023

Auditório Carangola da Fafich