Arte e Cultura

À luz das ideias de Henri Lefebvre, livro aborda reflexões sobre os processos de urbanização

Organizada por pesquisadores do IEAT, obra será lançada na sexta-feira, 13 de setembro

ga
Livro reúne resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito de grupos do IEATDivulgação

Será lançado, na próxima sexta-feira, 13 de setembro, às 18h30, na Quixote Livraria e Café, o livro Teorias e práticas urbanas: caminhos, organizado pelos professores Geraldo Costa e Heloisa Costa, do Instituto de Geociências (IGC), Roberto Monte-Mór, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), e Rita Velloso, da Escola de Arquitetura.

O livro apresenta os resultados das atividades dos grupos de pesquisa As leis das ciências e da natureza e o desenvolvimento (in)sustentável, Cosmópolis – meta-método e Das economias alternativas às alternativas à economia: explorando práticas e conceitos socioespaciais e culturais para além da racionalidade econômica, todos vinculados ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e aos projetos de pesquisa coordenados pelos organizadores.

A linha teórica tem como fio condutor o resgate da obra seminal de Henri Lefebvre e de seus seguidores. A coletânea, em dois volumes, está dividida em quatro blocos: Emancipação, Reprodução, Natureza e Utopia.

Utopias concretas
Segundo os autores, o livro parte de uma análise das características dos processos de urbanização para discutir os desafios sociais de nossa época. Avalia as possíveis e mais adequadas alternativas para a reprodução material e humana e identifica as utopias concretas, possíveis e necessárias, na busca dos caminhos para a transformação e a construção de um urbano emancipatório.

A coletânea é uma publicação da Editora Cosmópolis e estará disponível para venda durante o lançamento e, em breve, no site da Amazon.

O lançamento é aberto ao público amplo, mas sujeito à lotação do espaço. A Quixote Livraria e Café fica na Rua Fernandes Tourinho, 274, na Savassi.

Com informações do IEAT