Ensino

Coltec lança editais com sete vagas de estágio não obrigatório para estudantes de bacharelados e licenciaturas

As inscrições, on-line, estarão abertas no período de 16 a 27 de setembro

Biblioteca Professor Cássio Mendonça Pinto, onde estudantes selecionados cumprirão o estágio
Biblioteca Professor Cássio Mendonça Pinto, onde atuarão utem uma vaga de estágio para graduandos ou pós-graduandos Foto: Lucas Braga | UFMG

O Colégio Técnico da UFMG (Coltec) publicou dois editais para a seleção de estudantes para o preenchimento de sete vagas de estágios não obrigatórios, com contratação por meio do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe). Os estudantes deverão se inscrever no período de 16 a 27 de setembro, por meio de formulário que deve ser preenchido e enviado para o e-mail  inscricaocoltec@teiacoltec.org.

Conforme o edital nº 1817/2024, serão ofertadas seis bolsas para estudantes de bacharelado ou licenciatura, independentemente da área, matriculados do 3º ao 6º períodos. A bolsa é de R$ R$787,98 mensais, com acréscimo de auxílio-transporte de R$ 10 por dia de estágio realizado.

Atribuições e carga horária
Os estagiários darão suporte em atividades administrativas como arquivamento de documentos em nuvem ou papel, organização de agendas, atendimento telefônico, registro de informações em planilhas e arquivos, auxiílio em pesquisas de informações públicas em sites governamentais ou em setores ligados a compras, patrimônio, biblioteca, entre outros. É necessário conhecimentos básicos de ferramentas de produtividade, como Microsoft ou Google Suite.

A carga horária de estágio é de quatro horas diárias, de forma presencial. O período de vigência do estágio é de seis meses, podendo ser prorrogado por até três vezes, desde que não ultrapasse a data prevista para a formatura do aluno.

A seleção ocorrerá por meio de prova dissertativa no dia 10 de outubro, às 14h, e entrevista, conforme cronograma descrito no anexo I do edital.

Bolsistas de graduação e pós-graduação
Para a vaga prevista no edital nº 45/2024 (bolsista de graduação e pós-graduação), podem concorrer estudantes regularmente matriculados do segundo ao sexto semestre dos cursos de  Artes Visuais, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, História, Letras ou Museologia.

As atribuições do bolsista serão realizadas na biblioteca do Coltec, como orientar o usuário na localização dos livros nas estantes e no catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UFMG, organizar o acervo, efetuar empréstimos e devolução de livros e chaves de escaninho, auxiliar nos serviços de malote de livros, na conferência anual do patrimônio e/ou acervo da biblioteca, no atendimento e orientação de exposições e visita guiadas e no planejamento e marketing das atividades da biblioteca.

Seleção e bolsas
A seleção será realizada por meio de prova objetiva (conteúdo programático no anexo II do edital), às 15h, no dia 10 de outubro e entrevista (opcional) no dia 23 de outubro.

O período do estágio será de até 6 (seis) meses, contados a partir do início das atividades, podendo ser prorrogado por até três vezes, até o limite máximo de 24 meses, desde que não ultrapasse a data prevista para a formatura do estudante.

O estudante da graduação que cumprir carga horária de 20 horas semanais receberá bolsa no valor de R$787,98 mensais. O bolsista que cumprir carga horária de 30 horas semanais receberá R$1.125,69. Para o bolsista de pós-graduação, os valores são de R$1.165,65 (20 horas semanais) e R$1.665,22 (30 horas semanais). E mais auxílio transporte de R$10 por dia de estágio realizado.

O resultado dos processos seletivos será divulgado no dia 11 de novembro, no site do Coltec.

Mais informações sobre os editais podem ser obtidas por meio do e-mail inscricaobib@teiacoltec.org.