Arte e Cultura

Ana Martins Marques discute os caminhos da poesia contemporânea

Escritora mineira é a segunda conferencista de ciclo que comemora os 90 anos da UFMG

Ana Martins Marques: convite para ler e conhecer a poesia
Ana Martins Marques: convite para ler e conhecer a poesia Rodrigo Valente

A escritora Ana Martins Marques, uma das mais reconhecidas poetisas da nova geração, estará no campus Pampulha nesta quinta-feira, dia 16, para ministrar conferência sobre o seu ofício artístico. A atividade integra o ciclo UFMG, 90: desafios contemporâneos, que trará nos próximos meses personalidades brasileiras e estrangeiras de destaque para falar sobre temas atuais. A conferência Percursos da poesia: uma conversa será ministrada no auditório 1 do Centro de Atividades Acadêmicas 2 (CAD 2), a partir das 19h. A entrada é franca.

“Quero indicar alguns caminhos que, me parece, vêm sendo trilhados pela poesia contemporânea no Brasil", diz Ana Martins, ao resumir sua abordagem. Ela explica que pretende propor “uma indagação sobre o que está em jogo quando se fala de poesia [na contemporaneidade], ou sobre que espécie de jogo é a poesia e sobre que tipo de pensamento ou de conhecimento – se é que se pode falar assim – é propiciado pela poesia”.
Sua expectativa, conta, é de que a abordagem soe, sobretudo, “como um convite para ler e conhecer um pouco mais a poesia, e em especial a poesia contemporânea.”

Ana Martins Marques é doutora em literatura comparada pela UFMG. Publicou A vida submarina (2009, Prêmio Cidade de Belo Horizonte), Da arte das armadilhas (2011, Prêmio Biblioteca Nacional), O livro das semelhanças (2015, Prêmio APCA de Poesia e terceiro lugar no Prêmio Oceanos) e Duas janelas (com Marcos Siscar, 2016).

O Ciclo de Conferências dos 90 anos foi aberto na tarde desta quarta-feira, dia 15, pelo matemático Artur Avila, ganhador da Medalha Fields, em 2014. Entre outros, já estão confirmados os nomes da presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, do climatologista Carlos Afonso Nobre e do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. O historiador britânico Peter Burke e o ativista norte-americano Richard M. Stallman, fundador do Movimento Software Livre, estão entre as personalidades do exterior que virão à UFMG abordar os desafios de suas respectivas áreas de atuação.