Ângelo Machado é homenageado com o título de Biólogo Honorário

Ângelo Machado: dedicação às ciências biológicas é reconhecida pelo CFBio
Ângelo Machado: dedicação às ciências biológicas é reconhecida pelo CFBio Foto: Foca Lisboa / UFMG

O professor Ângelo Barbosa Monteiro Machado, do ICB, recebeu nesta última sexta-feira, 10, o título de Biólogo Honorário, do Conselho Federal de Biologia (CFBio). Segundo a entidade, a distinção se justifica em função da trajetória do professor, que prestou diversos serviços à sociedade em diferentes campos das ciências biológicas. A cerimônia de entrega foi realizada na sede da 4ª Regional do CFBio (Avenida Amazonas, 298, 15º andar), no centro de Belo Horizonte.

Aos 83 anos, o professor, médico, entomólogo e escritor se aposentou como professor titular de Neuroanatomia da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1987. Posteriormente, por meio de concurso, retornou à Universidade como professor do ICB.

Entre suas realizações, Ângelo Machado foi responsável pela criação do Centro de Microscopia Eletrônica do ICB e, junto com sua esposa, Conceição Ribeiro da Silva Machado, fundou o Laboratório de Neurobiologia do Instituto. Como entomologista, descreveu cerca de cem espécies de libélulas, além de ter dedicado seus estudos a espécies de borboletas, abelhas, besouros e aranhas. Perto de 55 organismos levam o seu nome como homenagem de outros pesquisadores.

Em 2005, Ângelo Barbosa foi agraciado com o título de professor emérito, concedido pela Congregação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Graduado em medicina, Barbosa relata que sua maior paixão sempre foi a biologia. "Eu gostava de bichos desde os seis anos de idade, aos 16 já havia começado a estudar a libélula. Na época, eu preferi medicina porque achei que teria mais prática laboratorial, mas sempre ficou a sensação de que devia ter feito biologia. Dava aulas de anatomia, e os bichos eram um hobby; sempre me senti um médico-biólogo", conta. "Hoje sou realizado na biologia e agora me sinto muito feliz com essa honraria de tamanha importância. É uma consagração", comemora.

Com Assessoria de Comunicação do ICB