Antoine Compagnon é apresentado sob nova perspectiva em livro da Editora UFMG

Conjunto de entrevistas contém abordagens sobre a vida, a atuação como professor, as leituras preferidas, temas como antimodernidade e a literatura

Compagnon:
Compagnon: 'aprendiz de diferentes disciplinas'Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons CC-BY-SA 3.0

Um dos nomes mais importantes da crítica literária contemporânea, o francês Antoine Marcel Compagnon é apresentado de forma inédita no Brasil, por meio do livro Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadieu, produção da Editora UFMG, com tradução de Laura Taddei Brandini.

Em conversas com o discípulo Jean-Baptiste Amadieu, Compagnon, que leciona literatura francesa na Columbia University (EUA) e no Collège de France, discorre sobre sua infância na França e nos Estados Unidos, suas experiências na escola militar e no exército e até sobre suas reflexões na juventude, durante uma viagem de ônibus pelo Afeganistão. Aborda ainda temas como história e teoria da literatura, modernidade e antimodernidade.

A palavra disciplina, no título, se refere ao modo de aprender e à matéria que se ensina, explica o texto de orelha do volume. “Compagnon se dá a ver, nas entrevistas, como um aprendiz de diferentes disciplinas, que passou do colégio militar à Engenharia e desta às Letras. Ainda segundo a apresentação, Compagnon revela “percurso nem um pouco convencional, do autodidata que busca o conhecimento”.

..
Volume traz considerações sobre autores como Proust e Baudelaire
Editora UFMG

'Bate-papo inteligente e descontraído'
A apresentação da obra ressalta que, “não somente todas as suas aulas, mas também suas conferências, seus artigos e livros nunca pecaram por desleixo ou falta de profundidade, provando que cada parágrafo é a ponta de um iceberg de pesquisas em arquivos e em bibliotecas, de inumeráveis horas de leituras e reflexão”. O livro expõe a trajetória do professor e crítico “em linguagem descontraída, sob a forma de um bate-papo inteligente sobre temas como a vocação, as escolhas de vida, autores como Montaigne, Baudelaire e Proust e a paisagem literária contemporânea”.

Algumas das obras de Compagnon traduzidas no Brasil são O demônio da teoria: literatura e senso comum (1999), Os cinco paradoxos da modernidade (2010), Os antimodernos (2011), Literatura para quê? (2012) e A era das cartas (2019).

Livro: Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadieu
Sobre Antoine Compagnon