Antônio Carlos Secchin lança, na Fale, 'versão definitiva' do livro 'Desdizer'

Obra também revisita poesia anterior do autor

Antônio Carlos Secchin (à direita) com o poeta Ferreira Gullar (à esquerda)
Antônio Carlos Secchin (à direita) com o poeta Ferreira Gullar Fernando Frazão / Fotos Públicas

O poeta, ensaísta e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Antônio Carlos Secchin relança, nesta terça-feira, dia 4, às 14h30, o livro Desdizer. Durante o evento, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Pós-lit), o autor fará a palestra Re-desdizer.

No prefácio, Luciano Rosa, pesquisador de literatura brasileira do século 20, classifica-o como “um livro de livros diversos”, que reúne “todos os títulos que compõem a obra poética de Antônio Carlos Secchin, autor em que esplende uma constelação de ofícios afetos à arte da palavra”. Revista, a poesia escrita anteriormente pelo autor também está reunida na nova edição de Desdizer, considerada “versão definitiva”.

Consagrado ensaísta e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Secchin retornou à poesia 15 anos após o lançamento de Todos os ventos, livro com o qual conquistou importantes prêmios. Sua poesia circula em extenso território de temas e de formas e concilia densidade reflexiva, humor, clareza e sofisticado domínio técnico.

A palestra terá lugar no auditório 2001 da Faculdade de Letras (Fale), campus Pampulha, e a entrada será gratuita. Mais informações estão disponíveis no site do programa.

Carreira acadêmica
Sétimo ocupante da cadeira 19, eleito em 2004, Antonio Carlos Secchin nasceu no Rio de Janeiro. Foi professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux (1975-1979), Roma (1985), Rennes (1991), Mérida (1999), Paris III-Sorbonne Nouvelle (2009) e da Faculdade de Letras da UFRJ, onde foi aprovado em 1993, em concurso público, como professor titular. Orientou 26 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Ministrou 50 cursos de pós-graduação, no país e no exterior. Em 2013, tornou-se professor emérito da UFRJ.