Arte e Cultura

Café Controverso deste sábado promove debate sobre inteligência artificial

Professores da UFMG analisam implicações da presença das máquinas no cotidiano das pessoas

Inteligência Artificial 
Helena Antunes / Espaço do Conhecimento UFMG

A Inteligência Artificial (IA) está em toda parte e já é responsável por recomendar filmes, séries e músicas em plataformas de streaming e por traduzir palavras e até frases para outros idiomas. Um debate sobre suas possibilidades em um mundo em que máquinas estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas será realizado neste sábado, dia 7, no programa Café Controverso – Inteligência Artificial. A discussão será feita pelos professores Luiz Chaimowicz, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, e Carmem Flores Prado, do Departamento de Psicologia da UFMG.

De acordo com Luiz Chaimowicz, o princípio fundamental do sistema de Inteligência Artificial é a busca pela semelhança com o ser humano, particularidade que envolve autonomia, capacidade de aprendizado e de tomada de decisões. “Um carro autônomo não precisa apenas funcionar sozinho, mas dirigir como um ser humano dirigiria”, exemplifica o professor.

Carmem Flores Prado destaca a capacidade das máquinas de fazer cálculos rápidos e estabelecer probabilidades, mas questiona se essa habilidade pode ser considerada inteligência. A professora ressalta que, para a Psicologia Diferencial, a inteligência humana, que não é vulnerável à intervenção do ambiente, reside, diferentemente dos computadores, na resolução de problemas novos, sem experiência prévia.

O debate começa às 11h, na cafeteria do Espaço do Conhecimento, que fica na Praça da Liberdade, 700. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-8350.

Com Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG