Pesquisa e Inovação

Com o tema ‘Desastres’, Revista da UFMG recebe artigos para a edição 27

Prazo para envio de trabalhos termina em 15 de maio

Edição da Revista da UFMG de 2020 foca em artigos que abordam desastres naturais e resultantes da ação humana
Edição de 2020 reunirá artigos que abordam desastres naturais e resultantes da ação humana Governo de Alagoas

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG lançou chamada para submissão de artigos com o tema Desastres para a 27ª edição da Revista da UFMG. Segundo a chamada, além de artigos, poderão ser enviados comentários, notas, ensaios, resenhas e entrevistas para o site da Revista. O prazo de submissão termina no dia 15 de maio.

Os trabalhos deverão respeitar critérios estabelecidos pela Comissão Editorial, entre eles, o mínimo de 17 e máximo de 25 páginas, incluindo tabelas, mapas, gráficos e outras imagens e informações não textuais. Comentários, notas e resenhas não podem ultrapassar dez páginas. Além disso, é necessário que os artigos sejam inéditos no Brasil e que, de preferência, abordem perspectivas diversas dentro do tema proposto. Além de português e inglês, também serão aceitos, a partir desta edição, artigos em francês e espanhol.

O texto de divulgação do número chama a atenção para a abordagem de desastres resultantes da ação humana no Brasil e no mundo – naturais, como enchentes, terremotos e tsunamis, e ambientais, resultantes do aquecimento global – que levantam importantes questões referentes aos modelos de desenvolvimento econômico e padrões contemporâneos de urbanização.

Relançada em 2012, a Revista da UFMG aborda, a cada edição, um tema sob a ótica das diversas áreas do conhecimento, além de promover a divulgação de resultados de pesquisas e produções artísticas. Outras edições do periódico estão disponíveis para consulta na internet.

Com IEAT