Notícias Externas

Rádio UFMG Educativa fará a cobertura do Enem 2019

Programa Outra Estação será apresentado ao vivo nos dois domingos de prova

A jornalista Alessandra Ribeiro fará a apresentação do programa
A jornalista Alessandra Ribeiro fará a apresentação do programa Outra Estação neste domingo de Enem Foca Lisboa I UFMG

A Rádio UFMG Educativa terá uma programação especial nos dois próximos domingos – 3 e 10 de novembro – do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O foco da cobertura será a democratização do ensino superior. Ao longo dos dois dias de provas, a equipe de repórteres da emissora acompanhará candidatos com diferentes perfis que tentam ingressar no ensino superior, como estudantes de famílias de baixa renda, negros, migrantes, mães e alunos da Educação de Jovens e Adultos.

O resultado dessa cobertura vai ao ar às 19h, na frequência 104,5 FM, em duas edições especiais ao vivo do programa Outra estação – uma em cada domingo. Logo após o término da atração, o conteúdo também será disponibilizado em aplicativos de podcast como o Spotify, Google Podcast, Apple Podcast, Pocket Cast, Deezer e Stitcher. A cobertura terá ainda um boletim com informações e serviços sobre a prova que vai ao ar às 12h.

Também como parte da cobertura do Enem 2019, o programa Outra estação, veiculado nesta quinta-feira, abordou as mudanças no perfil dos alunos da UFMG nos últimos 10 anos em decorrência de políticas como o bônus, a Lei de Cotas e a adoção do Enem como processo seletivo. O programa traz depoimentos de personagens que caracterizam um perfil mais inclusivo e diverso da Universidade e mostra como a instituição vem trabalhando para acolher esses novos grupos.

O Enem 2019 também será tema do Outra estação que será veiculado na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro. Durante o programa, será discutida a digitalização da avaliação que, segundo o Ministério da Educação, começa a ser implantada já no Enem 2020. Outro destaque do episódio são os cursinhos populares, iniciativas como os projetos Equalizar e Humanizar da UFMG, que oferecem preparação para o Exame para a população de baixa renda e outros grupos socialmente excluídos.

O Enem também será tema do Aqui tem ciência, programada para a próxima segunda-feira 4 de novembro, às 11h. O programa vai destacar uma dissertação defendida na Faculdade de Letras da UFMG que analisou uma plataforma online de correção da redação do Exame e traz sugestões para professores sobre o ensino da escrita.

A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou no site da emissora. A cobertura também pode ser acompanhada pelo Twitter, Facebook e Instagram.

O Enem
Neste primeiro domingo, 3 de novembro, os candidatos fazem as provas objetivas de Redação e de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias. Os participantes devem levar documento oficial com foto e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Os portões abrem às 12h, pelo horário de Brasília, e fecham às 13h. A prova começa às 13h30, e os candidatos poderão permanecer em sala até as 19h horas. No segundo domingo (10), as questões aplicadas são de Ciências da natureza e suas tecnologiasMatemática e suas Tecnologias. A avaliação termina às 18h30.

O Enem é a principal forma de entrada no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). A UFMG é uma das instituições que adotam o modelo e ofertou, neste ano, 6.316 vagas. A Universidade também utiliza a nota do Enem como primeira etapa do Vestibular de Habilidades. Para 2020, serão ofertadas 331 vagas nesse processo seletivo.