Competição de empreendedorismo social recebe inscrições de projetos

Etapa local vai selecionar propostas de alunos da UFMG para concorrer a US$ 1 milhão

Etapa de aceleração da edição de 2018 reuniu estudantes de diversos países
Etapa de aceleração da edição de 2018 reuniu estudantes de diversos países Divulgação / Hult Prize Foundation

No dia 29 de novembro, a partir das 19h, o Salão Nobre da Faculdade de Medicina sediará a primeira edição do Hult Prize on Campus UFMG. O objetivo do evento é promover o empreendedorismo social no ambiente universitário, e um projeto da Universidade será selecionado para concorrer ao Prêmio Hult Prize Foundation, no valor de US$ 1 milhão. Alunos matriculados em qualquer curso de graduação ou pós-graduação da UFMG podem participar.

A premiação foi criada em 2010 pela Hult Prize Foundation, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). A competição anual desafia equipes de estudantes a criarem soluções para problemas sociais diversos. O tema de 2019 é Solucionando o desemprego de jovens: para nós, por nós. Os interessados em participar devem formar equipes de três ou quatro membros e propor projetos destinados a resolver “como criar comunidade e oportunidade econômica para 10 mil jovens nos próximos 10 anos”.

A inscrição pode ser feita até 15 de novembro, no site da competição. Os interessados devem submeter um resumo de projeto com a ideia principal, formas de inserção no mercado e de rendimento, impacto social possível e previsão de escalonamento do projeto. O texto deve ter até mil palavras.

Na ONU
Serão selecionadas seis equipes, que deverão apresentar aos jurados o pitch do projeto no evento do dia 29 de novembro. A equipe vencedora se classificará para participar da etapa regional, que ocorrerá no Rio de Janeiro. Os times selecionados nessa segunda fase serão convidados a participar do Accelerator, em Londres, onde haverá treinamentos executivos e administrativos para os projetos. A etapa final será disputada na sede da ONU, em Nova York, e a equipe vencedora receberá US$ 1 milhão em financiamento para desenvolvimento da startup proposta.

Na UFMG, o Hult Prize on Campus é organizado pela coordenadora do Centro de Informática em Saúde (Cins) da Faculdade de Medicina, Zilma Reis, e pelo aluno João Victor Simões Raimundo, representante do Hult Prize na UFMG. Mais informações estão disponíveis no site e no edital do evento.

Com Centro de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG