Enem

Confira o que é preciso levar para fazer a prova do Enem

Ao longo de todo o dia, a Rádio UFMG Educativa fará a cobertura do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2017.

Pela primeira vez, o teste será aplicado em dois domingos: hoje e no próximo dia 12. A mudança é resultado de uma consulta pública realizada pelo Ministério da Educação, na qual 42% dos participantes optaram por realizar as provas neste dia, em dois finais de semana.

Neste primeiro dia, serão avaliados os conhecimentos dos candidatos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. São 45 questões objetivas de cada uma dessas disciplina - 90 questões no total. Os candidatos devem chegar ao local de prova até no máximo 13h, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A avaliação começa 13h30 e vai até às 19h. No próximo domingo, dia 12, os testes são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O que levar para fazer a prova
É imprescindível apresentar documento de identificação original com foto. São aceitos como documentos de identificação: carteira de identidade, carteiras de registro emitidas pelas Forças Armadas, Polícia Militar ou pela Polícia Federal; carteiras fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; certificado de reservista, passaporte ou a Carteira Nacional de Habilitação com foto. No caso dos candidatos estrangeiros, identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores. Documentos como certidão de nascimento, título de eleitor e carteira de estudante não são aceitos. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

O cartão de confirmação disponível no site do Enem não é obrigatório, mas contém as informações sobre o local de prova que podem ajudar o participante na hora de chegar ao local onde vai prestar o Exame. Para acessar o cartão, é necessário informar o número do CPF e sua senha de inscrição no Enem.

Todo participante do Enem 2017 deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira devem ser depositados na embalagem porta-objetos, que será distribuída a todos os participantes na entrada do local de prova. Aparelhos eletrônicos, como celulares, devem ser guardados desligados. O uso de materiais não listados no edital leva à eliminação do candidato. 

Confira mais informações sobre o Enem 2017 a qualquer momento na programação da Rádio UFMG Educativa, pela frequência 104,5 FM, na página da emissora e nas redes sociais: Facebook e TwitterTodo o conteúdo produzido ficará disponível no Especial Enem 2017, hospedado no Portal UFMG.