Notícias Externas

Dia da Visibilidade Trans

Comunidade ainda sofre com violência, evasão escolar e pouco acesso aos serviços de saúde

Saúde, segurança e educação são direitos básicos para qualquer cidadão. Entretanto, com vivências perpassadas por violências em muitos aspectos de suas vidas, travestis e transexuais ainda encontram muito mais dificuldades que os demais cidadãos para ter seus direitos garantidos. No mês em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans, a TV UFMG propõe uma reflexão sobre os problemas e conquistas dessa comunidade no que diz respeito a esses temas.

O primeiro vídeo da série aborda a segurança. O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH – UFMG) divulgou em janeiro o relatório Inquéritos Policiais: Travestis e Transexuais em Minas Gerais. A pesquisa faz uma análise dos Registros de Eventos da Defesa Social (REDS) que envolvem pessoas LGBT, em especial travestis e transexuais, entre 2016 e 2018.

O relatório, o segundo da série, é resultado de uma parceria iniciada em 2015 entre o NUH e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (CAO-DH) do Ministério Público de Minas Gerais. Os resultados do relatório revelam que o tratamento das informações pelas polícias dificulta a análise dos dados e contribui para a marginalização dessa população, de forma a agravar a situação de violência em que vivem.

No segundo vídeo, é discutido como a evasão escolar entre as pessoas transexuais e travestis continua sendo uma realidade, assim como a falta de atenção das escolas com as relações de gênero e sexualidades. Nele, o professor Paulo Henrique Nogueira, da Faculdade de Educação da UFMG, mostra como o modelo atual das instituições de ensino tende a ser sexista e excludente desta população.

O terceiro e último vídeo da série aborda como a falta de informação sobre saúde LBGTQI+, em especial de travestis e transexuais, é notada inclusive entre os profissionais da área. Pensando nisso, alunos da Faculdade de Medicina da UFMG, em parceria com o projeto de extensão Integralidade e ONGs, realizaram a primeira capacitação de profissionais de saúde no atendimento dessa comunidade. O projeto deu treinamento a quase 500 profissionais de Belo Horizonte, região metropolitana e outros estados.

Entrevistados:

Prof. Paulo Henrique Nogueira – Faculdade de Educação da UFMG

Gabriel Dante Silva – Estudante de Publicidade e Propaganda da UFMG

Henrique Gabriel Reis – Estudante de Ciências Sociais da UFMG

Prof. Marco Aurélio Prado – Coordenador do NUH-UFMG

Anyky Lima – Diretora do Cellos-MG

Júlia Vidal – Mestranda em Direito da UFMG

Lorena Maria de Paiva- Coord. Projeto Transpasse - UFMG

Prof. Nathan Mendes – Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG

Gustavo Melo – Aluno de Medicina da UFMG

Equipe: Vitória Fonseca (produção e reportagem); Jessika Viveiros e Luiz Cisi (reportagem); Antônio Soares, Ravik Gomes e Lucas Tunes (imagens); Marcelo Duarte e Otavio Zonatto (edição de imagens); Bruna Araújo e Marcos Bispo (videografismo); Luciana Julião (reportagem e edição de conteúdo); Flávia Moraes e Renata Valentim (edição de conteúdo).