Ensino

Em aula no ICA, Rochel Lago estimula calouros a ‘ressignificar sonhos’

Professor da UFMG propôs que o jovem invista em inteligência emocional, autoconhecimento, criatividade e capacidade de execução

Rochel Lago:
Rochel Lago: sonhos e propósitosAmanda Lelis / UFMG

Qual a curva do sucesso em cada fase da vida? Desde a infância, somos levados a formular metas e resoluções que podem nos induzir a acreditar num conceito estático de “sucesso” em diferentes faixas etárias. O professor Rochel Montero Lago lançou aos calouros e veteranos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, o desafio de transcender verdades cristalizadas socialmente e ressignificar o desenvolvimento de sua trajetória pessoal.  

Essa reflexão proposta pelo professor do Departamento de Química da UFMG norteou a aula inaugural realizada nesta quinta-feira, 21, em Montes Claros, durante a recepção de calouros. Inspirado no tema Significado e propósito na carreira: reflexões sobre a formação das gerações futuras, Rochel falou sobre vitalidade, questões materiais, felicidade, sonhos de significação e propósito em diferentes fases da vida e destacou as oportunidades que a Universidade oferece para despertar e ampliar sonhos pessoais. 

“Há sonhos, ousados e ambiciosos, que têm potencial para mudar a vida de vocês. Existe um ponto crítico entre as fases da universidade e da vida profissional que precisamos dar atenção para que haja uma mudança de visão, para que a gente possa lidar com a vida de outra maneira. Acredito que um dos caminhos é trabalhar com nossos sonhos em termos de significado e propósito”, afirmou Rochel, que incentivou os estudantes a descobrir seus próprios sonhos, partindo de uma ressignificação de sua trajetória ao longo da vida. 

O primeiro passo, de acordo com Rochel, é tentar compreender os seus propósitos. “A minha ressignificação inicia por essa pergunta: qual o meu impacto no mundo? Meu conhecimento e minhas publicações não são as únicas marcas que quero deixar. A partir dessa pergunta, chego a uma missão: formar uma nova geração de profissionais protagonistas, uma geração com comportamentos e atitudes que vão mudar o mundo”, afirmou o professor. 

Diploma só não basta
Durante a aula, Montero Lago destacou a importância de se investir em inteligência emocional, autoconhecimento, criatividade e capacidade de execução, especialmente na infância e juventude. “O diploma sozinho já não é mais suficiente. O que os futuros líderes precisam saber? O que o mercado está buscando, o que ele quer dos seus líderes? O que vocês precisam demonstrar é um diferencial. Esses quatro anos na Universidade são muito importantes para criar histórias irresistíveis, criar um patrimônio que é de vocês e que vai torná-los diferenciáveis”, aconselhou Rochel. 

Membro do comitê diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), o professor Rochel Montero Lago é graduado e mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Tem especialização na Gifu University (Japão) e doutorado em Química Inorgânica pela University of Oxford (Inglaterra). Montero Lago cursou pós-doutorado no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri) e no Hautes Etudes Comercialles (Montreal). Professor titular da UFMG, tem experiência na área de Química, com ênfase em catálise, ambiente, materiais, tratamento de efluentes. Ele também se dedica ao empreendedorismo tecnológico. Foi um dos fundadores e atua ainda hoje como docente orientador dos cursos de mestrado e doutorado em Inovação Tecnológica na UFMG.

Sandra Goulart:
Sandra Goulart: mundo de oportunidadesAmanda Lelis / UFMG

Vida nova
A reitora Sandra Regina Goulart de Almeida falou sobre as oportunidades proporcionadas pela Universidade. “Quando os fundadores decidiram unir várias escolas e formar a Universidade, eles criaram um lema, que quer dizer ‘inicia uma nova vida’. Esse lema é muito importante para nós, porque é o ethos da nossa universidade. Todo ano, começamos uma vida nova. Todo ano, a universidade se transforma e se ressignifica, com novas possibilidades e novos desafios. É uma importante instituição de ensino, de pesquisa e de extensão. Participem das aulas, participem das outras atividades que a universidade oferece, é um mundo de possibilidades", conclamou a reitora.

O diretor do ICA, professor Leonardo David Tuffi Santos, também deu as boas-vindas aos calouros e veteranos e destacou a relevância do ICA na região. “O ICA e a UFMG são a nossa casa, é a casa de vocês. Vocês passarão uma parte da vida de vocês aqui, isso vai transformar a vida de vocês, e é importante que aproveitem esse tempo. É uma oportunidade que também traz responsabilidade”, analisou.

Em sua intervenção, a reitora também falou sobre a missão da Universidade."Estamos em uma universidade pública, gratuita, de referência para nossa cidade, nosso estado e nosso país. Temos um imenso orgulho deste papel. E é esse espaço de pluralidade, de respeito, de diversidade que queremos cultivar. Um espaço da multiplicidade e da tolerância”, reforçou. 

Durante o período da tarde, dirigentes da UFMG participaram de reuniões administrativas. O professor Fábio Alves, pró-reitor de Pós-graduação, encontrou-se com coordenadores e subcoordenadores da pós-graduação. O professor Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, esteve com estudantes para discutir assistência estudantil e ações afirmativas, na companhia de Andrea Santos, da Fundação Mendes Pimentel (Fump). O professor Ricardo Fakuri, pró-reitor de Administração, também cumpriu agenda no campus Montes Claros. 

Aula inaugural reuniu calouros e veteranos do Instituto de Ciências Agrárias
Aula inaugural reuniu calouros e veteranos do Instituto de Ciências Agrárias Amanda Lelis / UFMG

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros