Notícias Externas

Em entrevista, programa Conexões aborda possíveis rumos do Congresso Nacional

Cientista político Carlos Roberto Horta, professor aposentado do DCP, falou sobre as vitórias de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco

Bolsonaro, Pacheco e Lira, na abertura dos trabalhos legislativos em 2021
Bolsonaro, Pacheco e Lira, na abertura dos trabalhos legislativos em 2021 Foto: Pedro França/Agência Senado / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Na semana passada, o Congresso Nacional elegeu os parlamentares que vão liderar as duas casas legislativas pelos próximos dois anos. Na Câmara, os deputados escolheram o colega Arthur Lira (Progressistas-AL). No Senado, foi eleito o mineiro Rodrigo Pacheco, que ocupa a cadeira pelo Democratas. Os dois vencedores contam com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que deve ter menos dificuldades na articulação política durante o resto de seu governo. 

A expectativa do governo é conseguir incluir, na pauta das casas, projetos com temática conservadora, caros a seu eleitorado, que podem contribuir para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2022. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o cientista político Carlos Roberto Horta, professor aposentado do Departamento de Ciência Política da UFMG (DCP), avaliou os próximos passos do Congresso Nacional, com as Casas sob nova presidência. A conversa foi ao ar nesta terça-feira, 9.

Ouça a conversa com Hugo Rafael