Notícias Externas

Universidades federais vão atualizar perfil de seu corpo discente

Estudantes da UFMG podem acessar formulário no site da Prae

Estudantes da UFMG em área de convivência no campus Pampulha
Estudantes da UFMG em área de convivência no campus Pampulha Bruna Brandão / UFMG

O formulário da quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes das Universidades Federais está disponível no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Os resultados da pesquisa vão subsidiar a elaboração de políticas públicas que atendam demandas em áreas como a assistência estudantil.

A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace). 

Estudos anteriores, também realizados pela Andifes, revelam um perfil discente em franca transformação em razão de processos seletivos massivos, como o Enem, da criação de mais de 300 campi no interior do país e da Lei de Cotas, de 2013, que garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, há três anos, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil. Leia mais

A TV UFMG produziu um vídeo sobre o levantamento. Assista:

Texto e locução: Renata Valentim
Videografismo: Bruna Araújo