Eventos da Semana do Acolhimento terão transmissão on-line

Assistência estudantil e oportunidades acadêmicas estão entre os temas da programação

No evento desta terça-feira, os calouros receberam informações sobre a vida acadêmica Carol Carvalho | Prograd UFMG

Depois de dois anos de pandemia, a Universidade volta a promover uma programação presencial de recepção de novos alunos, estruturada na Semana de Acolhimento Nossa UFMG 2022. Alguns eventos também podem ser acompanhados a distância por meio do canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

Nesta quarta, dia 30, a partir das 14h, os calouros serão apresentados à política de assistência estudantil da UFMG. No dia seguinte, 31, às 19h, será a vez das oportunidades de pesquisa, extensão e mobilidade estudantil. A série de eventos com transmissão encerra-se na sexta-feira, 1º de abril, às 10h, com uma discussão sobre saúde mental que será conduzida pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira e pela presidente da Comissão Permanente de Saúde Mental, Teresa Kurimoto.

O que o calouro precisa saber
A série de transmissões começou na manhã desta terça-feira, 29, com a atividade O que preciso saber antes de iniciar minha trajetória na graduação?, organizada pelo Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ) da Pró-reitoria de Graduação.

O evento reuniu o pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, a coordenadora de Sistemas Acadêmicos, Daniele Zárate, a Diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Mara Pires, e a estudante da graduação em Antropologia e bolsista do GIZ Nicole Dias.

“Hoje, aqui, eu tenho dois objetivos. Um deles é transmitir a vocês a seguinte mensagem: se eu tenho dúvida sobre meu curso, a quem devo procurar? E o segundo é responder se tem algum ambiente on-line, algum site que pode esclarecer as principais dúvidas sobre os cursos da UFMG”, registrou Bruno Teixeira na abertura do evento.

Ele explicou como os cursos de graduação estão estruturados e falou das atividades acadêmicas curriculares, que, além das disciplinas, incluem estágios, eventos, programas e projetos. Teixeira também discorreu sobre as estruturas formativas e dos percursos que podem ser seguidos nos cursos de graduação, além de orientações sobre regime acadêmico.

Mara Pires, do DRCA, falou sobre o trabalho do órgão, que abrange registro, matrícula e diplomas, tratou da importância desses processos e explicou como funcionam os colegiados e departamentos. Danielle, por sua vez, abordou o funcionamento dos sistemas acadêmicos da UFMG.

Nicole Dias trouxe dicas da “UFMG além da academia”, indicando onde é possível encontrar informações sobre saúde mental, cultura, esporte e lazer.

A programação completa da Semana do Acolhimento, que foi aberta nesta segunda-feira, dia 28, está disponível no site Viver UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd