Arte e Cultura

Exposição na Belas Artes usa recortes de publicação para questionar concepção de família

'Bisbilhoteiro', da artista Maíra Públio, aborda, sobretudo, o papel e o lugar da mulher

Obras reinterpretam narrativas de revista que retrata o universo familiar
Thiago Vetromilli / EBA-UFMG

O corredor de entrada da Escola de Belas Artes abriga, até 20 de abril, a exposição Bisbilhoteiro, da artista Maíra Públio. Os cartazes produzidos para a mostra apresentam possibilidades narrativas criadas pelo recorte de exemplares da revista Pais e Filhos, publicação da editora Abril que aborda, entre outros temas, casa, família, gravidez e crianças.

A artista propõe, com base nessa reconfiguração, uma abordagem crítica da concepção de família e dos valores praticados a época de lançamento das edições. O objetivo principal é discutir o lugar e o papel das mulheres nessas relações.

O título da exposição alude ao que a artista chama de inconveniência do comentário sobre rotinas particulares. "Ficar olhando pela janela, vendo coisas que não deveria. Os mais velhos chamam isso de bisbilhotar. Observar a casa e quem nela vive é da vontade inconveniente de conhecer suas estruturas. Certa vez, ouvi, num conhecido filme, sobre recortes e espiões: ‘Não entendo muito da moral de janelas indiscretas’”, cita Maíra Públio, em referência a Janela indiscreta, do inglês Alfred Hitchcock.

A mostra, organizada pelo Centro de Extensão da EBA, é fruto de edital aberto em 2017. A chamada resultou na seleção de um conjunto de exposições que poderão ser vistas em diversos espaços da Escola até julho de 2018.

Bisbilhoteiro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.