Extensão

Faculdade de Medicina promove novo bazar de bijuterias do 'Projeto Para Elas'

Atividade programada para quarta-feira, 14 de junho, é a primeira depois da morte da professora Elza Machado de Melo, idealizadora da iniciativa

Iniciativa oferece apoio profissional a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social
Iniciativa oferece apoio profissional a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social Foto: Arquivo da Faculdade de Medicina da UFMG

Mais um bazar de bijuterias produzidas em oficinas organizadas pelo Projeto Para Elas será realizado na próxima quarta-feira, dia 14, na entrada da Faculdade de Medicina. A iniciativa visa cuidar e apoiar profissionalmente mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

Essa é a primeira edição da feira após a morte da idealizadora do projeto, a professora Elza Machado de Melo. "Seu trabalho pioneiro, muito bem fundamentado, tem sido importante no enfrentamento da violência. Seguiremos com a troca de aprendizado entre as mulheres, o artesanato, o apoio, o acolhimento, as rodas de conversa e o cuidado em saúde”, afirma a professora Marília Faleiro, atual coordenadora.

Durante 11 anos de projeto, mais de mil mulheres participaram das oficinas de restauração. Além de confeccionar bijuterias, as participantes discorrem sobre temas pertinentes às suas vivências, como a problemática da violência e questões relacionadas à saúde.

Um show do músico Simião Leão, a partir das 11h, e uma oficina de origami, às 13h, serão realizados durante o bazar.

Doações
Além do bazar, o projeto recebe doações de bijuterias, linhas, agulhas e miçangas para ser reutilizadas. Não há qualquer restrição quanto à condição das bijuterias. O objetivo é arrecadar o maior número possível de contribuições.

Os interessados em contribuir podem deixar as peças na caixa sinalizada na entrada da Faculdade de Medicina, na Avenida Alfredo Balena, 190, Centro.

Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina