Pesquisa e Inovação

Fapemig lança, no campus Pampulha, nova versão de plataforma de dados da economia mineira

Nesta quarta-feira, 11, às 16h, será lançada no campus Pampulha uma plataforma que possibilita bilhões de visualizações e cruzamentos de dados sobre exportações, atividades econômicas locais e ocupações em todo o Brasil. Trata-se da nova versão da DataViva, ferramenta desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O lançamento será no Auditório 1 da Face, campus Pampulha.

A plataforma DataViva responde a questões relacionadas às melhores parcerias comerciais para as importações e exportações do estado ou do município, às ocupações que mais empregam em determinada cidade, ao perfil de mão de obra mais abundante em uma região e ao tipo de indústria mais adequado às características e um local.

Além da atualização dos dados, a nova plataforma possibilita que, em poucos cliques, o usuário chegue à informação desejada. Para facilitar a navegação, a ferramenta foi separada nos seguintes perfis: Empreendedores, Agentes de Desenvolvimento, Acadêmicos e Estudantes. Com isso, o usuário, já identificando em qual perfil se encaixa, conseguirá, de forma mais rápida, ter acesso à informação que esteja procurando.

De acordo com o presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, a nova plataforma visa contribuir para o desenvolvimento regional, pois conta com informações que podem ser úteis para a tomada de decisões de investimento e implantação de políticas públicas. “Trata-se também de uma enorme ferramenta de pesquisa que pode auxiliar empresários e empreendedores, acadêmicos em trabalhos científicos e estudantes do ensino médio e fundamental que buscam conhecer mais sobre suas próprias regiões”, acredita Vilela.

Associações semânticas
Durante o lançamento na UFMG, haverá também uma mesa-redonda com o tema Big Data: tratamento, usos e aplicações de grandes massas de dados. Na ocasião, além do presidente da Fapemig, Evaldo Vilela, participarão do debate o professor Nívio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e CEO da Zunnit Technologies, Thoran Rodrigues, sociofundador e CEO da BigData Corp, e Ana Paula Franco Viegas Pereira, doutora em Demografia e gestora de Avaliação Estratégica e Pesquisa da Unimed-BH.

Segundo Nívio Ziviani, a plataforma facilitará o avanço na busca e análise de dados sobre Minas Gerais, uma vez que é capaz de lidar com dados não estruturados. “Tratar esse tipo de dado nos permite ter condições para fazer qualquer tipo de pergunta, obtendo respostas por meio de associações semânticas. Se você está interessado em minério de ferro, que é um produto importante para a economia do estado, é possível descobrir todos os termos associados ao minério”, explica o professor.

Nívio Ziviani acrescenta que o DataViva servirá como elemento para obtenção de informações de diversas áreas. “A plataforma traz respostas para perguntas genéricas. O sistema é importante porque possui muita informação organizada sobre o nosso estado, nas áreas de saúde, economia e educação”, conclui.


O evento é aberto ao público, e interessados em comparecer devem enviar e-mail para o endereço cerimonial@fapemig.br.

(Com Assessoria de Comunicação da Fapemig)