Grupo de pesquisa da Comunicação celebra 30 anos com colóquio nesta quinta e sexta-feira
Criado em 1994, Gris articula suas atividades em dois eixos: imagens e sociabilidade
Nos dias 21 e 22 de novembro (quinta e sexta-feira), será realizado o IV Colóquio em Imagem e Sociabilidade: 30 anos de Pesquisa em Comunicação, para celebrar as três décadas de fundação do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris /UFMG). O evento ocorrerá no Auditório Baesse (4.º andar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), com emissão de certificado para os participantes.
A programação inclui cinco mesas de debates, que vão tratar da primeira década, segunda década, terceira década, desafios da próxima década e pesquisas em andamento: o problema e seus desdobramentos metodológicos. Participarão das mesas os atuais integrantes do grupo, egressos e colaboradores. O objetivo é colocar em perspectiva as práticas de pesquisa atuais, assim como as contribuições e os desdobramentos (teóricos, conceituais, temáticos) das experiências do grupo.
No dia 21 (quinta-feira), a programação terá início às 8h30 e vai até às 18h30. No dia 22 (sexta-feira), as mesas terão início às 9h. O evento terminará às 18h30. A programação está disponível no site do Gris, e atualizações estão sendo publicadas no Instagram do grupo (@gris.ufmg).
Criado em 1994, o Gris se articula em dois eixos teóricos: o das imagens, tomadas não apenas como imagens visuais, mas como representações e domínio do simbólico, e o da sociabilidade, com ênfase na presença dos sujeitos e na dinâmica dos laços que os constituem como interlocutores.