Institucional

UFMG cria cátedra em homenagem a Darcy Ribeiro com ênfase em soberania, educação e política

Evento de lançamento, no dia 2 de dezembro, terá conferência sobre feminismo negro e análises sobre o legado deixado pelo intelectual mineiro

Darcy Ribeiro: antropólogo, escritor, político e sociólogo brasileiro
Darcy Ribeiro: antropólogo, escritor, político e sociólogo brasileiro Foto: Célio Azevedo | Senado Federal

O Instituto de Estudos Transdisciplinares (IEAT/UFMG) inaugura a cátedra Darcy Ribeiro: Soberania, Educação e Política, no dia 2 de dezembro, com programação durante todo o dia, a partir das 9h, no auditório da Reitoria.  A atividade é aberta ao público, mediante inscrição prévia pelo Sistema Gestão de Eventos (GES) da UFMG. Haverá emissão de certificados para quem efetuar a inscrição e assinar a lista de presença.  

A mesa de abertura terá a participação da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da diretora do Ieat, Patrícia Kauark Leite, e do patrono da cátedra, o deputado federal Patrus Ananias. Na sequência, a professora Denise Ferreira da Silva, da Universidade de Nova York ministra a primeira palestra em referência à obra de sua autoria, Dívida impagável, lançada em maio deste ano, e que traz reflexões sobre a arquitetura do presente global a partir de uma perspectiva feminista negra.

Dívida impagável é inspirado no romance Kindred: laços de sangue, de Octavia Butler, no qual Dana, uma escritora negra, é transportada no tempo, da Los Angeles dos anos 1970 para o Sul dos Estados Unidos, na pré-Guerra Civil de Maryland, no século 19, para salvar a vida do filho de um dono de escravos, que também é seu ancestral. 

Denise Ferreira da Silva aprofunda o conceito de "dívida impagável" – uma dívida assumida por alguém, mas que foi contraída por seus ancestrais –, relacionando as compreensões pós-iluministas de valor (em seus sentidos ético e econômico) à subjugação colonial. Concentrando-se nos fundamentos filosóficos dessas interpretações de valor, a autora mostra como a colonialidade e a racialidade funcionam nos sistemas legais, éticos e simbólicos que facilitam a expropriação do trabalho e a extração de terras que são essenciais para a acumulação de capital.

Na conferência, Denise Ferreira da Silva delineará uma possível interpretação de como o argumento de seu livro é inspirado na personagem principal do romance Kindred: laços de sangue; uma interpretação que foca nos desvios que a personagem gera do ponto de vista filosófico moderno. Segundo Ferreira da Silva, “além dos problemas metafísicos que a trama coloca, a ruptura de Dana com as intraestruturas ontoepistemológicas modernas nos permite considerar (e experimentar) a possibilidade de pensar além dessas restrições existentes e suas consequências mortais".

Educação, povos indígenas, justiça social
A programação do evento de lançamento da cátedra prevê, ainda, outras três conferências que destacarão as diversas facetas de Darcy Ribeiro, incluindo seu trabalho como antropólogo, educador, sociólogo, e sua influência na compreensão da identidade brasileira.

Às 11 horas, o professor Carlos Roberto Jamil Cury, emérito da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, fará a conferência Darcy Ribeiro e a Educação. Jamil Cury falará das contribuições de Ribeiro à educação, como a fundação da Universidade de Brasília e suas propostas para a reforma educacional no país.

Na parte da tarde, às 14h30, o líder indígena Ailton Krenak, imortal da Academia Brasileira de Letras e catedrático Calas-Ieat (2021), fará a conferência Darcy Ribeiro e os povos indígenas. Ailton Krenak abordará sua atuação na antropologia, com ênfase em seus estudos sobre as culturas indígenas brasileiras e sua defesa dos direitos dos povos originários. 

Para encerrar o evento, às 15h45, o professor Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG, fará a conferência Darcy Ribeiro entre a sociologia e a política. Avritzer discutirá o papel do pensamento de Darcy Ribeiro para a sociologia e ciências políticas, analisando como suas ideias refletem seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Patrícia Kauark, diretora do Ieat, explica que essas conferências pretendem apresentar uma visão abrangente do legado multifacetado de Darcy Ribeiro, evidenciando sua importância permanente no cenário intelectual e cultural brasileiro.

A cátedra
A Cátedra IEAT Darcy Ribeiro, dedicada ao tema da Soberania, Educação e Política, com o apoio do deputado federal Patrus Ananias, presta homenagem ao intelectual Darcy Ribeiro, nascido em Montes Claros, em 1922, por suas contribuições decisivas nas áreas de antropologia, educação e cultura brasileira. No início dos anos 1960, Ribeiro fundou a Universidade de Brasília, onde emergiu uma nova concepção de conhecimento interdisciplinar.

  

Com Assessoria de Comunicação do IEAT/UFMG