Arte e Cultura

História da ilustração botânica na América Latina é tema de livro

Lançamento será no Instituto Inhotim; a autora, Rosa Alves, trabalhou no Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG

Divulgação

A ilustradora científica Rosa Alves lança, nesta sexta-feira, 16, no Instituto Inhotim, o livro Ilustração botânica. O evento começa às 10h, na Biblioteca Inhotim, localizada no Centro de Educação e Cultura Burle Marx. 

A obra, em português e espanhol, reúne artigos de colaboradores sobre a história da ilustração botânica na América Latina e conta com mais de 100 ilustrações feitas por Rosa e por outros colaboradores. O livro foi lançado pela primeira vez em junho deste ano, durante o Primer encuentro colombiano de ilustración científica.

No evento, a autora, além de apresentar a obra, falará sobre a história dos jardins botânicos, usando o Inhotim como exemplo, e ministrará uma oficina de desenho de paisagem. O Instituto Inhotim está localizado na Rua B, 20, Fazenda Inhotim, em Brumadinho. Mais informações estão disponíveis na página do lançamento.

Sobre a ilustradora
Rosa Alves é especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG e mestre em Ilustração Científica pela Universidade de Évora (Portugal). Trabalhou como ilustradora científica no Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG e como professora no curso de extensão em Ilustração Científica Biológica, ofertado pelo ICB. 

A ilustradora também é autora dos primeiros cadernos de ilustração científica em língua portuguesa, desenvolvidos para os cursos que ministra. Ela atua como professora e oferece cursos em seu ateliê.