Jornada fortalece agenda dos direitos humanos na UFMG

Em sua segunda edição, evento, que será realizado na próxima semana, pretende articular ações em favor da democracia, da transversalidade, do antirracismo, do anticapacitismo e da diversidade

Jornada de Direitos Humanos da UFMG: direitos como construção coletiva
Jornada de Direitos Humanos: direitos como construção coletiva Divulgação | Pró-reitoria de Extensão da UFMG

Estão abertas as inscrições de ouvintes para a 2ª Jornada de direitos humanos da UFMG, que terá programação gratuita e aberta a todos os interessados. As atividades serão transmitidas por meio de plataformas virtuais nos dias 9 e 10 de dezembro, e serão emitidos certificados para os participantes que se inscreverem até o dia 9.

Com o tema Qual UFMG para quais direitos humanos?, o evento foi idealizado para fortalecer a articulação das ações da Universidade no campo dos direitos humanos, dialogando com outros setores da sociedade e contribuindo para a promoção e defesa dos direitos como construção coletiva. A jornada visa, também, articular os diferentes sujeitos dentro e fora da UFMG em prol da transversalidade, do antirracismo, do anticapacitismo, da diversidade de gênero e de sexualidade, promovendo os valores democráticos e debatendo as desigualdades, necessidades e particularidades que marcam os países latino-americanos.

A programação inclui eventos propostos e promovidos pela Rede Direitos Humanos UFMG, como debates, palestras, capacitações e apresentações de arte e cultura, que deverão promover reflexões e questionamentos relacionados à luta pelos direitos humanos na Universidade e na sociedade.

Pré-jornada e programação colaborativa
Como parte da programação do evento, ocorrerá, nos dias 6 e 7 de dezembro, o terceiro encontro do Ciclo de debates pré-Jornada de direitos humanos. O evento, que servirá como preparação para esta segunda edição da jornada, terá atividades virtuais e gratuitas em que serão debatidos o direito à cidade e as dificuldades para a efetivação dos direitos da população em situação de rua em Belo Horizonte.

A Jornada de direitos humanos foi realizada pela primeira vez em 2019, e esta segunda edição tem programação ampliada, em formato mais participativo e colaborativo, por meio da submissão de propostas de atividades. Essa mudança ganhou força com o trabalho da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), a nova diretoria da Pró-reitora de Extensão (Proex). A UDH participa, pela primeira vez, da articulação e organização do evento, potencializando as ações e os trabalhos desenvolvidos pelas Redes Interdisciplinares da UFMG.

Grupo Montevidéu
A Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) realizará virtualmente, no dia 7 de dezembro, a primeira edição do seu Fórum de direitos humanos, com o tema Direitos humanos, democracia e cultura de paz: os desafios da proteção dos direitos humanos.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão