Internacional

Fórum do Grupo Montevidéu debaterá desafios enfrentados pelos direitos humanos na América Latina

Evento, que será realizado no dia 7 de dezembro, celebra os 75 anos da Declaração Universal e os 55 anos do Pacto de San José

Mural alusivo aos direitos humanos na Bolívia
Mural na Bolívia estampa mensagem em defesa da 'irmandade entre os povos latino-americanos'Youth for Human Rights Brasil

A Associação das Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) realizará virtualmente, no dia 7 de dezembro, a primeira edição de seu Fórum de Direitos Humanos, com o tema Direitos humanos, democracia e cultura de paz: os desafios da proteção dos direitos humanos.  

O evento, com transmissão ao vivo no canal oficial da AUGM no YouTube, reunirá importantes acadêmicos da área e autoridades de organizações de direitos humanos regionais e continentais.

Os participantes inscritos no evento receberão certificado. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário em português ou em espanhol.

Declaração e pacto
O encontro integra campanha iniciada pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM para a promoção e defesa dos direitos humanos no continente latino-americano e terá ênfase em duas questões centrais: os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 55 anos do Pacto de San José.

A atividade será aberta, às 10h, pela presidente da AUGM e reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e pela coordenadora da Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

Em seguida, às 10h15, mesa-redonda terá a participação do professor da Universidade de Chile, Claudio Nash, da coordenadora das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Cristiane Soares Baré, e da diretora para as Américas da Anistia Internacional, Erika Guevara Rosas. As discussões terão ainda a participação do representante na América do Sul do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Jan Jarab, e do secretário da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Saavedra.

Outras informações estão disponíveis no site da AUGM.